Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Eric Lieb

Engenheiro pela FEI, tem 16 anos de experiência internacional em contact center em empresas comoVoicetek, Aspect e Genesys, em áreas de P&D, serviços e vendas na América Latina

[email protected]

Estou aposentando o teclado, pergunte ao google porque! Postado em: 21/04/2019

O fim do teclado? - Pergunte ao "Hello Google"!

Por Eric Lieb - 18-abril-2019


Quem já assistiu um dos filmes da clássica série Jornada nas Estrelas ("Star Trek"), deve se lembrar que o acesso ao computador da nave se fazia por um comandos de voz. Há 30 anos atrás, um visionário produtor já entendia que o que usamos hoje, teclado, mouse, estão fadados a serem aposentados.

Mas como isso pode acontecer nos dias de hoje?

Tanto a Amazon como o Google tem trabalhado incessantemente para obter essa resposta.

Eles tem os seus "assistentes" de voz, que recebem milhões de comandos por dia, aprendendo continuamente diferentes sotaques, dialetos e até novos idiomas. Eles estão numa corrida para dominar a voz do cliente, e com isso, usar de sua vasta base de dados para sugerir produtos ou serviços, faturando alto nas comissões pela propaganda e venda desses produtos.


A interface de voz está ganhando terreno rapidamente, pois hoje com o nosso supercomputador de mão, nosso Smartphone, é possível conversar com a máquina, pedir sugestões para um almoço de negócios nas proximidades. A voz está de uma forma muito mais natural como interface, uma vez que fomos dotados e ensinados desde pequenos com esse sistema de exprimir nossos pensamentos e desejos. Em uma recente pesquisa feita pela Pindrop Solutions com consumidores de vários países e idiomas, revelou que uma parcela importante de consumidores espera que o teclado virtual, aquele que aparece na tela de um celular ou tablet, irá desaparecer, e em seu lugar aparece um novo mercado invadido por assistentes vocais.

Essa tendência já mostra que em 4 anos as aplicações com comando vocal irão ultrapassar a interface de teclado. mas é apenas uma previsão. Imagine o escritório onde todos estão falando com seus terminais, ditando e-mails, conversas de texto do Whatsapp sendo ditadas. Acho que vai parecer uma grande confusão.. Rs

Fora do escritório, há uma crescente tendência de trocar o teclado pela voz: 63% dos entrevistados já usam a voz para comandar ou pesquisar algo no seu Smartphone.


E você usa o assistente digital? Qual? Conte sua experiência!





Eric Lieb é coach, empreendedor, mentor, firewalker. Apaixonado por tecnologia, atuou desde o início da internet no Brasil como executivo em empresas de TI e telecom e como consultor. É co-autor de livro sobre Atendimento nas Mídias Sociais.  Empreendedor serial, atualmente é executivo da Digaa Telecom.



Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia