Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Eric Lieb

Engenheiro pela FEI, tem 16 anos de experiência internacional em contact center em empresas comoVoicetek, Aspect e Genesys, em áreas de P&D, serviços e vendas na América Latina

[email protected]

O seu Smartphone é a nova droga Postado em: 04/03/2019

O seu smartphone é a nova droga

Por: Eric Lieb



Quando percebi o que estava acontecendo, já era tarde. O novo sistema que a Apple e o Google criaram para gerenciar seu telefone, mostra uma realidade assustadora.


Durante o dia, as pessoas checam 47 vezes seu aparelho. Eu havia checado 52 vezes! Quase joguei o aparelho fora, se não fosse a próxima descoberta.


De acordo com um estudo da Deloitte em 2017, 47% dos usuários de smartphones nos Estados Unidos tentaram reduzir o tempo que dedicam ao celular, mas apenas 30% tiveram sucesso no projeto.


O que isso tem a ver comigo?


O vício já tem nome: NOMOFOBIA


E acordo com a definição no Wikipedia, é o medo de ficar longe do celular.

Esse "medo" (fobia) está ligado com as notificações. Você já se deu conta que o Facebook por exemplo, distribui as notificações de likes ao longo do tempo, para ficar te "chamando" o tempo todo para a telinha. Com o tempo, nós ficamos viciados nisso, e nos sentimos "vazios" se não olhamos a tela do celular. Isso vira uma obsessão.


Como nos proteger disso?


A parte mais difícil está dentro de nós, na nossa cabeça. Controlar nosso impulso que foi sendo condicionado ao longo de inúmeros dias, semanas, meses de notificações. Aquele e-mail do chefe, aquela mensagem no Instagram. Será que gostaram do meu post no Facebook?

Reserve um tempo para você: nas refeições (principalmente em família) deixe o celular em outro cômodo, assim você n!ao fica "tentado". Desligue as notificações sonoras, melhor ainda, desligue todas as notificações. Quem quiser falar com você de forma urgente, que telefone ao invés de mandar um Whatsapp e mandar aqueles "????" malcriados, como se todos tivéssemos obrigados a responder a mensagem enviada no mesmo minuto.

Algumas empresas, como a Volkswagen na Alemanha, até retardam os emails recebidos fora do expediente, entregando apenas durante o horário de trabalho. Aqui a tecnologia está trabalhando para nos ajudar. Precisamos dessas ferramentas 24 horas por dia? Há 5 ou 7 anos atrás, podíamos viver normalmente sem gastar uma parte importante do nosso dia olhando para a telinha. Temos que nos defender das corporações que querem nos viciar.


Por que a indústria automobilística inventou o cinto de segurança? Porque seu maior produto, o automóvel, oferecia perigo as pessoas, e ao seu negócio. Isso responde porque a Apple e Google colocaram seu último feature, um controle de tempo e aplicações, para que seus usuários possam se policiar no uso do aparelho, até bloqueando certos aplicativos (alguém disse Instagram?) em certos horários (de trabalho).


Será que você está tão aficionado em seu celular como eu? Escreva seu comentário!






Eric Lieb é coach, empreendedor, mentor. Apaixonado por tecnologia digital, atuou desde o início da internet no Brasil como executivo em empresas de TI e telecom e como consultor. É co-autor de livro sobre Atendimento nas Mídias Sociais.  Empreendedor serial, atualmente é executivo da Digaa Telecom.


Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia