Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Eric Lieb

Engenheiro pela FEI, tem 16 anos de experiência internacional em contact center em empresas comoVoicetek, Aspect e Genesys, em áreas de P&D, serviços e vendas na América Latina

[email protected]

A música pode aumentar sua produtividade? Postado em: 30/08/2019

A música pode aumentar sua produtividade?

Por: Eric Lieb  em 28-ago-2019


Quais são as melhores músicas e playlists para você ser mais produtivo?


Já sei: você trabalha as oito às seis? Ou vira a noite frequentemente? Pois um fone de ouvido tocando uma seleção de músicas certas vai fazer toda a diferença na sua produtividade, fazendo você trabalhar mais e melhor.


Toda vez que estamos ouvindo música, várias reações químicas acontecem no nosso cérebro, liberando doses de dopamina e serotonina. Isso ajuda a relaxar e manter o foco. Toda vez que escutamos uma música que gostamos, nosso humor também muda, para melhor. Quando alcançamos esse estado mais feliz, tudo fica mais fácil e produzimos mais.


Mas dá pra escutar a mesma sequência de músicas sempre e ter os mesmos resultados? Na verdade, a resposta é não! Cada estilo de música contribui de maneira diferente para o seu estado de espírito, sua atenção e seu humor, portanto podemos ter playlists diferentes para cada tipo de tarefa.


Vou colocar aqui algumas idéias que encaixam com cada tipo de atividade no seu trabalho e as melhores músicas que se adaptam.


Modo Creativo


Em um estudo recente pelo governo britânico, através da Dra. Emma Gray em conjunto com a plataforma de música Spotify, eles testaram músicas de ritmos mais suaves, com 50 a 80 BPM ("beats per minute", ou batidas por minuto). Essas músicas tem o efeito de acalmar a mente e deixá-lo mais alerta. Então quando estiver olhando para aquela folha em branco ou para uma página na sua tela, use essa técnica. Ela ajuda a induzir o tão falado "estado Alfa", comumente associado a um estado criativo, propiciando aquele momento da descoberta.


Modo Aprender

Ouvir uma playlist épica pode parecer colocar a gente em um estado de pronto para superar uma barreira, mas certas músicas na verdade podem interferir na nossa capacidade de absorver novas coisas ou mesmo de focar. Se estamos estudando algo muito denso, quanto mais complexo, mais "processamento" nosso cérebro necessita, e menos atenção dada para outras tarefas, como o ato de escutar a música. Por isso, a próxima vez que for aprender algo novo, como uma nova ferramenta ou um processo no trabalho, ponha música clássica, de um período específico! Um estudo mostrou que o período barroco proporcionou compositores como Bach ou Vivaldi e suas músicas têm um impacto considerável na produtividade. O estudo foi feito apenas com oito especialistas, mas quase todos reportaram uma concentração superior quando tinham essas músicas de fundo.


Modo Tarefa Repetitiva

Se a sua missão é digitar várias páginas ou responder dúzias de e-mails, um Bach não vai te ajudar. Para se manter motivado e focado em tarefas repetitivas, você deve ouvir música com batidas mais poderosas. Há diversos estudos que mostram que esse tipo de música pode aumentar a sua eficiência e o humor. Escolha músicas da nota musical maior, pois elas tem um efeito mais intenso que músicas de nota menor (pense em "Lucy in the sky",dos Beatles vs "Yesterday"). Músicas como "Yesterday" soam mais melancólicas e não geram o efeito desejado.

Mas também não coloque essas músicas em repetição. Troque por alguma mais alegre quando perceber que sua energia está diminuindo, irá aumentar sua atenção.


Meu ambiente de trabalho é um salão compartilhado, e agora?

Muitos ambientes são fontes de distração contínua. Se você tem uma tendência a ser mais introvertido, mais produtivo quando não há dezenas de conversas paralelas, existe também uma técnica. Use o site MyNoise para escolher um ruído de fundo associado a uma cor, para cada momento que necessitar. O ruído  branco, por exemplo, é ótimo para tampar aquele burburinho de fundo do escritório. Use as diferentes barras para mixar os ruídos e com isso achar algo que lhe seja confortante e ao mesmo tempo iniba o ambiente do escritório.

Outra maneira de conseguir um isolamento, são com sons da natureza. Use o Rainy Mood para escutar a chuva caindo no telhado, pássaros e a quantidade de trovões.


Preciso me preparar para uma apresentação ou reunião

Você está se sentindo nervoso ou ansioso? Precisa parecer calmo, confortável e confiante? O presidente americano Obama escreveu em seu livro uma dica: escute sua música preferida, aquela que te faz até dançar ao redor da mesa, antes de entrar sob os holofotes. O psicólogo  Bradley Bush, especialista em esportistas, também recomenda aos atletas que escutem uma música que lhe coloque em um estado de movimento antes de um grande jogo. Essa mesma idéia funciona para o mundo dos negócios: lembre-se de uma música que você associa a sucesso, ao ouvir essa música visualise você tendo sucesso na sua apresentação ou reunião.

Cada um tem uma música que toca na sua alma.


Como baixar o nível de estresse

Sabe aqueles dias que o estresse do trabalho chama para tomar uma taça de vinho ou uma fatia de bolo de chocolate? Tente se controlar e, antes de tomar essa atitude, colocar uma música que vai te colocar em um ritmo desacelerado. Uma música de batida lenta, como celta, , hindu, flauta podem reduzir o nível de hormônio do estresse, a cortisona, e reduzem a frequência das ondas cerebrais. Essas músicas vão te aliviar após um dia estressante!


Identifique seu momento, coloque os fones de ouvido, abra seu playlist adequado e bom proveito!




Eric Lieb é coach, empreendedor, mentor. Apaixonado por tecnologia digital, atuou desde o início da internet no Brasil como executivo em empresas de TI e telecom e como business developer. É co-autor de livro sobre Atendimento nas Mídias Sociais.  Empreendedor serial, atualmente é executivo da Digaa Telecom.


Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia