Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Sintelmark

Espaço parceria Sintelmark com objetivo de atualizar e acompanhar as mudanças jurídicas no setor ([email protected])

A percepção do mercado com a reforma Tributária Postado em: 15/10/2019
Vários nichos de mercado estão preocupados com a unificação de tributos propostos pela reforma tributária. Por exemplo, o setor de serviços fala em aumento de 25% a 30%  de sua carga tributária, indicando que esse aumento de tributos será repassado para os preços.  O setor de construção civil também indica que análises direcionam para o alerta de aumento de sua carga tributária, sendo esse aumento de aproximadamente 15%, e da mesma forma avalia  repasse  do aumento de tributos para os preços.
 
O "vilão da história"  nesses setores e em outros que já se manifestaram  é o impacto proporcional da mão de obra em seus custos e despesas operacionais. Setores que tem boa parte de seus custos  fundados em mão de obra, trabalham com essa perspectiva de aumento de tributos, considerando a não possibilidade de créditos sobre ela, ou seja,  ao calcular o montante de tributos a deduzir para identificar o montante  do possível IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) ou IVA ( Imposto sobre Valor Agregado) a recolher, esses setores teriam muito pouco a abater, por conta  de pagamentos de IBS ou IVA  realizados em etapa anterior de aquisições que oneraram suas compras, considerando a significativa parcela de custos atrelada a mão de obra, parcela essa,  que não dá o direito ao abatimento.
 
Cálculo simples que se faz  está relacionado a,  hoje, setores como o de serviços pagarem para a grande maioria de suas empresas, 3,65% de PIS e Cofins e 5% de ISS, e a alíquota do IBS ou IVA que está sendo proposta ser de 25% com possibilidade ampla crédito sobre o mesmo IBS  pago na etapa anterior de aquisição de insumos utilizados na atual operação de fornecimento.
 
Assim setores como o de serviços, construção civil, locação de bens móveis e imóveis estão atentos as alterações e trabalham com perspectiva de elevação de carga tributária e consequente elevação de preços.



Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia