Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Sintelmark

Espaço parceria Sintelmark com objetivo de atualizar e acompanhar as mudanças jurídicas no setor ([email protected])

Aumento da arrecadação pode indicar o início da recuperação da economia Postado em: 30/08/2019
Sugestão de leitura do bahiaassociados.com.br

A arrecadação federal do último mês de julho, teve aumento em comparação a julho de 2018 na ordem de 2,95%. Esse resultado foi bem recebido pela equipe econômica do Governo Federal por ser o melhor resultado do mês de julho se comparado aos últimos oito anos.
 
A Receita Federal identificou como motivo decisivo para essa alta da arrecadação os chamados "rearranjos" societários realizados por algumas empresas e grupo empresariais. Como resultado dessa ação tivemos o acréscimo de recolhimento de IRPJ e CSLL. Também, para os recolhimentos por estimativa mensal, houve aumento da arrecadação desses tributos, sinalizador de aquecimento nas operações.
 
Outro fator que considera-se como indicativo de recuperação econômica está relacionado ao aumento da arrecadação de tributos sobre as operações das empresas (tributos indiretos) de alguns setores, como por exemplo, o de celulose, tecnologia da informação, e o setor financeiro.
 
Indicadores como a busca de capital de giro através de linhas de créditos de bancos ou mesmo de descontos de duplicatas no caso das empresas, e uso de cartão de crédito nas compras novas de bens de consumo, ou a busca de empréstimos para essa mesma finalidade, no caso das pessoas físicas, são considerados balizadores de que o início da recuperação da economia pode estar se iniciando visto a destinação desses recursos relacionados a aquisição de insumos, suporte a cadeia produtiva, e aquisição de bens de consumo pelo mercado consumidor.

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia