Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Sintelmark

Espaço parceria Sintelmark com objetivo de atualizar e acompanhar as mudanças jurídicas no setor ([email protected])

Programa nos conformes - ICMS - São Paulo Postado em: 29/03/2019
Sugestão de leitura do bahiaassociados.com.br

Em nosso informativo de 24 de abril de 2018 comentamos sobre o Programa de Estímulo a Conformidade Tributária - Nos Conformes - instituído no Estado de São Paulo pela Lei Complementar nº 1320/18.
 
A proposta do Programa é a relação do Fisco com Contribuinte em ambiente de confiança recíproca. O mecanismo é o uso de pontuação a ser atribuída ao Contribuinte, sendo que as pontuações mais altas proporcionarão entre outras vantagens nessa relação, o acesso mais fácil a regimes especiais e a homologação mais rápida de créditos acumulados de ICMS.
 
Com relação a base para a pontuação, os parâmetros analisados tem relação com o pagamento regular do ICMS, escrituração fiscal atualizada assim como o devido suporte das operações do contribuinte em documentos emitidos por ele e recebidos dos seus fornecedores, e perfil dos fornecedores do contribuinte, em termos de classificação estarem na mesma categoria dele (contribuinte), utilizando os mesmos critérios de análise.
 
O enquadramento do perfil de classificação, ou notas, tem a seguinte identificação: A+, A, B, C, D, E, e NC (não classificado). As avaliações A+ ou próximas dela serão as melhores, e as classificações D e E, pela definição da proposta do Programa, merecem atenção do Estado pois indicam possibilidade de risco a relação Fisco Contribuinte.
 
O período de testes e seus quesitos para a implantação do Programa foram detalhados pela Resolução SF 105/18, cujo prazo final de avaliação seria 28/02/2019, ou seja, a partir dessa data as avaliações seriam de divulgação aos interessados, porém a Resolução SF 13/19 alterou este período de testes para finalizar em 31/08/19. No período de testes a avaliação recai sobre dois parâmetros - pagamento do ICMS, e emissão de Notas Fiscais compatíveis com valores declarados pelo Contribuinte, sem disponibilização publica de pontuação, sendo ela de consulta pelo próprio Contribuinte ou por seu Contador.



Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia