Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Sintelmark

Espaço parceria Sintelmark com objetivo de atualizar e acompanhar as mudanças jurídicas no setor ([email protected])

Compensação de IRPJ e CSLL apurados por estimativa Postado em: 02/01/2019 Sugestão de leitura do bahiaassociados.com.br 

O Parecer Normativo da Receita Federal nº 02/18 abordou a não possibilidade de compensação de débitos de IRPJ e CSLL apurados por estimativa, isso a partir de 31/05/2018.
Até esta data, as empresas podiam quitar esses débitos com créditos de outros tributos federais administrados pela Receita Federal. A Lei nº 13670/18 trouxe essa restrição de compensação, e agora, o Parecer Normativo COSIT/RFB nº 02/18 também tratou do assunto, ratificando a questão aplicada a compensação até 30/05/2018, enfatizando que as compensações ocorridas pós esta data serão consideradas não declaradas.

A Lei nº 13670/18 é alvo de questionamentos judiciais quanto a sua validade, considerando no caso específico das compensações para os recolhimentos de valores apurados por estimativa, que a opção por essa forma de recolhimento é feita de forma irretratável pelo contribuinte no início do ano, valendo a mesma para todo o exercício.

A alteração trazida pela Lei impactou o planejamento das empresas que se valeram da opção irretratável para definir forma de recolhimento desses tributos (IRPJ e CSLL) item fundamental no planejamento financeiro de suas operações para o período. Essa questão da irretratabilidade deve ser aplicada, também, ao Fisco que acatou a opção da empresa, mas durante o exercício altera a mecânica de compensação que era integrante dessa opção realizada pelo contribuinte. Basicamente é alterar a regra do jogo com a partida em andamento. Essa é a tese utilizada pelas empresas para questionar a alteração trazida pela Lei nº 13670/18 quanto a vetar a compensação de débitos dos IRPJ e CSLL apurados por estimativa.


http://bahiaassociados.com.br/website/pt/compensacao-de-irpj-e-csll-apurados-por-estimativa/
 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia