Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Gladis Costa

Profissional de marketing e comunicação e fundadora do Grupo Mulheres de Negócios. Atuou em empresas de TI como Scopus, Sun Microsystems e PTC. É formada em Letras, com Pós-Graduação em Jornalismo, Comunicação Social e Negócios. Autora do livro "O Homem que Entendia as Mulheres", publicado pela AllPrint Editora (2005).

[email protected]

Consumo: As lições do COVID Postado em: 24/07/2020

Consumo: As lições do COVID

 

A pandemia causada pelo Covid está consumindo a energia, o astral e a segurança de todo mundo. Como é um evento de proporções astronômicas, as consequências  só serão medidas e avaliadas corretamente através da história. Estamos perdendo interações, vantagem competitiva, aprendizado, empregos, oportunidades, a vida está no modo  pause e estas perdas afetam a saúde emocional, física e financeira de todo mundo. Vamos pagar esta conta no futuro, a história dirá quanto e como. O #fiqueemcasa é uma medida de segurança, mas depois de tanto tempo, é um instrução difícil de cumprir com serenidade, é um fardo!

Por outro lado, justamente por ficarmos em casa, estamos criamos hábitos diferentes:  o comércio eletrônico explodiu; os serviços de delivery nunca trabalharam tanto;  aprendemos a comprar de outros fornecedores privilegiando o comércio do bairro, fizemos refeições mais saudáveis - leia-se cozinhamos mais; nos tornamos mais conscientes e conservadores com nossos gastos -  até flertamos com o minimalismo; reciclamos mais  e durante esta jornada de isolamento,  conhecemos melhor nossos vizinhos e vivenciamos 24 horas  a dinâmica familiar - com vantagens e desvantagens, como tudo nesta vida, de toda a forma, foram muitas lições aprendidas

Neste contexto,  as mulheres desempenham um papel estratégico e exaustivo - gerenciam sua "home" como se fosse um "office" com toda a estrutura necessária, cuidando da agenda familiar, das crianças e seus deveres, do marido,  da saúde e do bem-estar de todo mundo na casa. Pesquisa do IBGE em 2018 já  constatava que as mulheres dedicam 73% a mais do seu tempo com os afazares domésticos  do que os homens. Ser multitarefa às vezes é um carma.

As mulheres são responsáveis por mais de 80% das compras do lar, e esta proporção deve ter aumentado durante o pandemia, mas o que estamos consumindo e como isto vai repercutir após o final deste ciclo?

Alex Kirk, Diretora de Marketing B2B da Baazar Voice, consultoria americana que produz conteúdo e pesquisas sobre o comportamento do consumidor, afirma que pesquisa realizada entre 5000 mulheres usuárias da plataforma Influenster, detectou os seguintes dados

- os impactos sociais da quarentena são mais estressantes do que o vírus em si

- perguntadas sobre suas emoções neste momento, as palavras mais citadas em ordem de importância são: entediada, estressada, bem, assustada, preocupada, ok e triste, sendo que a palavra "estressada" aparece três  vezes mais do que qualquer outra

- 79% afirmaram que  seus hábitos de compra mudaram em função da pandemia. Antes suas prioridades em relação a compra de um produto seguiam o padrão Qualidade, Preço,  Marca. Agora estas prioridades mudaram para Disponibilidade, Preço, Qualidade.

- Quanto à compra de produtos com o selo "verde",  mais naturais e  preocupados com o meio ambiente, 1/3 das pesquisadas  continuam comprando produtos nesta categoria,  43% priorizam compras desta categoria para alguns produtos e 26% mudaram suas prioridades em função da pandemias

O que estamos aprendendo, na minha opinião:

  1.  A ser mais digitais para utilizar os benefícios do e-commerce, serviços online, delivery, transporte, conveniência
  2. Trocar reuniões por ferramentas de comunicação online, em função da restrição de saídas
  3. A ser mais conscientes com relação aos gastos, com uma maior preocupação com relação ao futuro. Ser mais atentos ao orçamento doméstico, comprando mais itens essenciais e mais preocupados com durabilidade ou data de vencimento do produto, no caso de alimento
  4. A ser mais conscientes com relação aos gastos, com uma maior preocupação com relação ao futuro. Ser mais atentos ao orçamento doméstico, comprando mais itens essenciais e mais preocupados com durabilidade ou data de vencimento do produto, no caso de alimentos
  5. Auto-conhecimento. A pandemia tem mostrado que os mais introvertidos têm sofrido menos com o isolamento. Os mais extrovertidos têm sentido os efeitos de forma impactante.
  6. Otimizar o tempo nas saídas para que tudo possa ser feito de forma rápida e segura
  7. Ser mais preocupados com o problema da contaminação. Os hábitos de higienização de roupas, sapatos e itens alimentícios deverão ser mantidos pós-pandemia. Máscaras e álcool gel farão parte do nossa lista de compras por algum tempo
  8. Ser mais seletivos em relação a eventos que provoquem aglomerações. Após tanta informação sobre os perigos de encontros com muitas pessoas, espaços menores e que permitam um distanciamento maior entre os clientes terão prioridade sobre aqueles que voltarem a ser exatamente como eram
  9. Manter um contato virtual com família e amigos é uma rotina que tem funcionado bem e que deve se manter com mais frequência, reduzindo encontros entre  grandes grupos
  10.  Ter mais consultas de forma virtual porque é prático para o paciente e para o profissional, não apresentando muitas perdas no conteúdo. Outros serviços com aulas, terapia, cursos também poderão ser feitos online, reduzindo a necessidade de sair e se expor ao vírus. Alguns hábitos vão perdurar, porque afinal de contas, a tecnologia tem se mostrado extremamente  útil neste momento.
  11. 10.   Ser mais preocupados com o o outro. A pandemia nos fez ver que nossa saúde é importante, bem como o daqueles que circulam ao nosso redor.  A  gestão da saúde na pandemia é um problema público, não individual.

Que possamos sair desta pandemia saudáveis, fortalecidos  e felizes e que as lições aprendidas superem os impactos emocionais!

 

Abraços


Gladis

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2020 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia