Consumo: As lições do
COVID
A
pandemia causada pelo Covid está consumindo a energia, o astral e a segurança
de todo mundo. Como é um evento de proporções astronômicas, as
consequências só serão medidas e avaliadas
corretamente através da história. Estamos perdendo interações, vantagem
competitiva, aprendizado, empregos, oportunidades, a vida está no modo pause e estas perdas afetam a saúde emocional,
física e financeira de todo mundo. Vamos pagar esta conta no futuro, a história
dirá quanto e como. O #fiqueemcasa é uma medida de segurança, mas depois
de tanto tempo, é um instrução difícil de cumprir com serenidade, é um fardo!
Por
outro lado, justamente por ficarmos em casa, estamos criamos hábitos diferentes:
o comércio eletrônico explodiu; os
serviços de delivery nunca trabalharam tanto;
aprendemos a comprar de outros fornecedores privilegiando o comércio do
bairro, fizemos refeições mais saudáveis - leia-se cozinhamos mais; nos
tornamos mais conscientes e conservadores com nossos gastos - até flertamos com o minimalismo; reciclamos
mais e durante esta jornada de isolamento,
conhecemos melhor nossos vizinhos e vivenciamos
24 horas a dinâmica familiar - com
vantagens e desvantagens, como tudo nesta vida, de toda a forma, foram muitas lições
aprendidas
Neste
contexto, as mulheres desempenham um
papel estratégico e exaustivo - gerenciam sua "home" como se fosse um "office"
com toda a estrutura necessária, cuidando da agenda familiar, das crianças e
seus deveres, do marido, da saúde e do
bem-estar de todo mundo na casa. Pesquisa do IBGE em 2018 já constatava que as mulheres dedicam 73% a mais
do seu tempo com os afazares domésticos
do que os homens. Ser multitarefa às vezes é um carma.
As
mulheres são responsáveis por mais de 80% das compras do lar, e esta proporção
deve ter aumentado durante o pandemia, mas o que estamos consumindo e como isto
vai repercutir após o final deste ciclo?
Alex
Kirk, Diretora de Marketing B2B da Baazar Voice, consultoria americana que
produz conteúdo e pesquisas sobre o comportamento do consumidor, afirma que
pesquisa realizada entre 5000 mulheres usuárias da plataforma Influenster,
detectou os seguintes dados
-
os impactos sociais da quarentena são mais estressantes do que o vírus em si
-
perguntadas sobre suas emoções neste momento, as palavras mais citadas em ordem
de importância são: entediada, estressada, bem, assustada, preocupada, ok e
triste, sendo que a palavra "estressada" aparece três vezes mais do que qualquer outra
-
79% afirmaram que seus hábitos de compra
mudaram em função da pandemia. Antes suas prioridades em relação a compra de um
produto seguiam o padrão Qualidade, Preço, Marca. Agora estas prioridades mudaram para
Disponibilidade, Preço, Qualidade.
-
Quanto à compra de produtos com o selo "verde",
mais naturais e preocupados com o
meio ambiente, 1/3 das pesquisadas
continuam comprando produtos nesta categoria, 43% priorizam compras desta categoria para
alguns produtos e 26% mudaram suas prioridades em função da pandemias
O
que estamos aprendendo, na minha opinião:
- A ser mais digitais para utilizar os benefícios do e-commerce, serviços online, delivery, transporte, conveniência
- Trocar reuniões por ferramentas de comunicação online, em função da restrição de saídas
- A ser mais conscientes com relação aos gastos, com uma maior preocupação com relação ao futuro. Ser mais atentos ao orçamento doméstico, comprando mais itens essenciais e mais preocupados com durabilidade ou data de vencimento do produto, no caso de alimento
- A ser mais
conscientes com relação aos gastos, com uma maior preocupação com relação ao
futuro. Ser mais atentos ao orçamento doméstico, comprando mais itens
essenciais e mais preocupados com durabilidade ou data de vencimento do
produto, no caso de alimentos
- Auto-conhecimento.
A pandemia tem mostrado que os mais introvertidos têm sofrido menos com o
isolamento. Os mais extrovertidos têm sentido os efeitos de forma impactante.
- Otimizar o tempo
nas saídas para que tudo possa ser feito de forma rápida e segura
- Ser mais
preocupados com o problema da contaminação. Os hábitos de higienização de
roupas, sapatos e itens alimentícios deverão ser mantidos pós-pandemia. Máscaras
e álcool gel farão parte do nossa lista de compras por algum tempo
- Ser mais seletivos
em relação a eventos que provoquem aglomerações. Após tanta informação sobre os
perigos de encontros com muitas pessoas, espaços menores e que permitam um
distanciamento maior entre os clientes terão prioridade sobre aqueles que
voltarem a ser exatamente como eram
- Manter um contato
virtual com família e amigos é uma rotina que tem funcionado bem e que deve se
manter com mais frequência, reduzindo encontros entre grandes grupos
- Ter mais consultas
de forma virtual porque é prático para o paciente e para o profissional, não apresentando
muitas perdas no conteúdo. Outros serviços com aulas, terapia, cursos também
poderão ser feitos online, reduzindo a necessidade de sair e se expor ao vírus.
Alguns hábitos vão perdurar, porque afinal de contas, a tecnologia tem se
mostrado extremamente útil neste
momento.
- 10.
Ser mais
preocupados com o o outro. A pandemia nos fez ver que nossa saúde é importante,
bem como o daqueles que circulam ao nosso redor. A
gestão da saúde na pandemia é um problema público, não individual.
Que
possamos sair desta pandemia saudáveis, fortalecidos e felizes e que as lições aprendidas superem
os impactos emocionais!
Abraços
Gladis