Levantamento realizado pela Livance Consultórios Inteligentes mapeou ações para atrair pacientes de mais de 150 membros de suas unidades
Para ter um consultório bem sucedido nos dias de hoje, é necessário muito mais do que um espaço para atendimento, e um dos principais pilares para construir uma carreira é conseguir usar a comunicação e o marketing para a divulgação dos seus serviços de maneira assertiva e sem transformar as profissões da área da saúde em algo mercantilista ou gerar descrédito de colegas. A Livance, startup que oferece infraestrutura como serviço para profissionais da área da saúde, percebeu que ações de marketing podem ser a principal variável para que um consultório tenha sucesso, e por isso realizou uma pesquisa com mais de 150 membros de suas sete unidades para entender, de fato, quais os efeitos que o marketing podem causar no volume de atendimento do seu consultório e quais são as melhores maneiras para elaborar uma estratégia de acordo com cada especialidade.
Confira os resultados da pesquisa abaixo:
Mais da metade dos profissionais não fazem ações de marketing - a pesquisa contou com as respostas de 155 profissionais da saúde; 55% dos médicos ainda não fazem investimento em marketing. A maior dificuldade apontada por eles foi a falta de conhecimento na área (40%). Contudo houve um crescimento de 60%, em relação a 2019, no número de pessoas que passaram a fazer marketing.
Há pouca participação de profissionais de marketing para fazer as estratégias - 46,7% conta com a ajuda de amigos para fazer as ações; 21,3% dos profissionais fazem cursos on-line para se aprimorar. Apenas 10,7% buscam por agências.
Meio de divulgação - Instagram é o preferido dos profissionais
Investir em marketing não é necessariamente caro - 61,9 dos entrevistados gastam, no máximo, R$ 500 em campanhas de marketing; 16,7% dizem investir até R$ 1.500 em divulgação; 4,8% investem acima de R$ 3 mil e cerca 11,9% preferiu não responder. A pesquisa ainda mostrou que 62% dos respondentes estão satisfeitos com os resultados obtidos até o momento.
Quem realiza ações de marketing atende mais - A Livance comparou o volume de atendimento em seus consultórios e identificou que os profissionais que realizam ações de marketing de maneira constante atendem em média 147% a mais comparado aos que ainda não fazem.
Google Ads é o canal que traz melhor retorno - Apesar do Instagram ser o canal mais utilizado entre os profissionais, os links patrocinados são a fonte de tráfego que mais gera atendimento. O Diretor de Marketing da Livance, Brunno Feola explica o porquê desta diferença de performance: "Isso acontece pois muitas das especialidades não são aspiracionais ou tem a imagem como o principal apelo para atração de pacientes, o Ads sendo uma mídia de intenção você impacta um potencial paciente que está pesquisando pelas especialidades em um momento de necessidade"