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Pesquisa: o que pessoas negras esperam das marcas no Twitter Postado em: 26/11/2020
Inclusão de profissionais da comunidade no desenvolvimento e no marketing de produtos e mais representação em campanhas de publicidade estão entre as principais expectativas

Uma pesquisa realizada pelo Twitter com pessoas pretas e pardas que usam a plataforma no Brasil mostra um descompasso entre expectativa e realidade: enquanto 80% delas declararam ser necessário haver diversidade racial com representatividade genuína na publicidade e 70% disseram que há mais chance de apoiar ou comprar de uma marca que reflita a diversidade racial em suas campanhas, somente 12% afirmaram que se sentem muito representadas nas propagandas de forma geral.

O levantamento mostra também as principais expectativas em relação aos anunciantes: 62% disseram que gostariam de ver as marcas incluírem pessoas negras no desenvolvimento e marketing de produtos; 57% afirmaram esperar mais representação em campanhas publicitárias; e 54% declararam ser importante que empresas divulguem mais informações sobre a diversidade dos times internos e iniciativas de inclusão. Na sequência estão pontos importantes como mostrar apoio e aumentar a conscientização sobre instituições de caridade focadas em igualdade racial (53%), fazer publicidade em diferentes mídias, tanto online quanto offline, com foco no diálogo sobre raça e racismo (48%) e ser uma porta-voz em apoio à diversidade racial (45%).

Para as marcas que desejam seguir esse caminho com legitimidade, a pesquisa traz ideias de como trilhar um caminho que tenha mais aderência com a audiência. Quando perguntadas sobre a forma mais atraente com que as marcas podem participar da conversa e na comunicação relacionadas a inclusão e representatividade racial, a maioria sinalizou a apresentação de histórias e pessoas reais como abordagem preferida (57%), seguida pelo destaque às principais questões a serem discutidas (53%) e por um tom informativo (52%), inspirador (49%) e positivo (46%). Por outro lado, uma abordagem engraçada (22%) ou emocional (31%) teve taxas menores de preferência entre os respondentes.

"Uma das principais conclusões do estudo é que, mesmo com representatividade sendo apontada como algo importante, apenas uma minoria se sente muito representada na publicidade", afirma Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter Brasil. "Além disso, o grande recado que fica para as marcas interessadas em impactar essa audiência é que você é o que você faz: uma comunicação transparente sobre diversidade e representatividade genuína é essencial, mas não só: as pessoas demandam coerência. Agir além da comunicação também é importante", completa Beatriz.

Fonte: Survey rodada com a Mindminers, de 25 a 30 de setembro de 2020. Foram entrevistadas 500 pessoas pretas e pardas.
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