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Consultor na Mazza Consultoria em Gestão Empresarial, Treinamentos e Capacitações. Autor dos livros "CRM Sucessos & Insucessos (2009) e Clientes & Empresas como Cães & Gatos (2012)".

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A Evolução do Vendedor ! Se prepare para quando voltarmos ! Postado em: 20/04/2020

VENDAS - apesar de ser a profissão mais velha do mundo, tem uma característica unica - NAO TEM ESCOLA ! isto mesmo, não tem oportunidade de profissionalização

Ou voce conhece algum - ensino fundamental ou medio com especialização em Vendas, faculdade de vendas, MBA, ou outra forma? Nos vendedores aprendemos no dia a dia ! Dai minha teoria evolutiva dos profissionais desta area super importante para nossa subsistência.

Os profissionais na sua primeira fase na carreira, tem um comportamento comum:


Falamos muito, talvez por acreditarmos que seja nossa unica forma de "convencer" nossos clientes ... e que por isso "fogem"de nos. A unica arma que sobra - redução nos preços, vendemos campanhas de descontos.

Dentro do processo evolutivo, aqueles que se destacam, recebem de suas empresas os famosos Treinamentos TÉCNICOS dos Produtos, para que tenham mais argumentos. As empresas então nos tornam ESPECIALISTAS EM PRODUTOS, sabemos tudo sobre suas CARACTERÍSTICAS


Vendemos então - Ingredientes ativos, Forma de uso, modo de ação, dosagens - utilizando muito termos técnicos, que para muito são sinônimos de alto conhecimento.

Conselho de um velho vendedor : depois do Google, nossos clientes não precisam mais de Vendedores técnicos, estas informações estão disponíveis aos clientes.

Por isso a grande necessidade de EVOLUÇÃO! 
Nossos clientes preferem outro tipo de vendedor:


Nossos clientes dão preferencia a aqueles profissionais que:

1. "os escutem " 

2. que identifiquem suas necessidades e com base nelas, 

3. recomendem tratamentos que RESOLVAM seus problemas . 

O bom consultor sabe que o cliente tem que falar 70% do tempo e ele 30%, e sempre utilizando-se de perguntas para poder entender as necessidades de seu cliente.

Para pensar, peco que voce amigo que esta lendo este artigo, pare e reflita: Que fase do processo evolutivo eu estou ? e como os meus clientes me percebem:

  1. Chato - falador que so sabe dar descontos
  2. Especialista em Produtos, que so sabe as características dos produtos
  3. Consultor - ESPECIALISTA EM RESOLVER MEUS (CLIENTES) PROBLEMAS

Aproveitem este periodo de quarentena e faca uma auto avaliação e busque processos de melhoria. se precisar de ajuda busque:

Marcos Fabio Mazza - www.mfmazza.com

O mundo e um mar de oportunidades, mas voce precisa saber e querer nadar

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