Atendendo a pedidos vou re-publicar
"Feliz aquele que transmite o que sabe e aprende o que ensina".
Cora Coralina
Para muitas empresas capacitação é o mesmo que treinamento, mesmo que você pertença a este time conceitual, para podermos trabalhar daqui para frente peço que reveja (conceitualmente) estas duas palavras:
1. Aprender a dirigir, Curso de direção defensiva, Trocar fraldas, Criar um filho é um treinamento ou uma capacitação?
Capacitar é incorporar conhecimento
É saber fazer com base no próprio raciocínio
Como costumo dizer em minhas palestras:
"treinar é para cachorro, pessoas a gente capacita".
No fundo penso que quando precisamos de tarefas repetitivas e burocráticas realizamos treinamentos e quando buscamos um entendimento maior e com muitos conceitos, precisamos então capacitar às pessoas via incorporação de raciocínio.
Pense comigo:
Na sua infância, quando você começou a aprender a escrever, você discutiu com seus pais ou professores se o uso do s ou do z estava coerente? NÃO, Por quê? Cérebro de criança aprende igual ao de cachorro: pelo exemplo e pelo reflexo condicionado:
(B+A) =BA; (B+E) =BE; (B+I) =BI; (B+O) =BO; (B+U) =BU.
Nesta idade aprendemos porque acreditamos que o professor é inteligente e seguimos todos seus exemplos. Não há discussões.
"As crianças precisam de modelos mais do que precisam de críticos" - Joseph Joubert (1842)
Algumas empresas montam sua grade de treinamento com a mesma proposta pedagógica, mas se esquecem que seus colaboradores não são mais crianças e NÃO se adaptam mais a este método de aprendizagem.
Pode até funcionar, porém com objetivos específicos de cunho repetitivo. O que encontramos na maioria dos casos são treinamentos chatos, repetitivos e desmotivantes; perde-se tempo e dinheiro da empresa e os resultados em aprendizagem são medíocres.
Já a partir da adolescência, devido ao próprio comportamento "aborrescente" o questionamento passou a ser parte integrante da vida e todo aprendizado se baseia na comprovação e discussão de fatos e a metodologia vencedora passou a ser: "Aprender fazendo".
O que precisa mudar na busca pela excelência no treinamento ou capacitação?
Não mudar o PORQUÊ fazer, mas sim o COMO fazer.
"Lembre-se de que uma palavra ouvida permanece menos tempo inscrita na mente de uma pessoa do que aquilo que é visto por ela"
Horácio (8 AC).
Precisamos parar imediatamente de fazer treinamentos ou capacitações, só porque esta na famosa grade, Precisamos SEMPRE mensurar o resultado de cada atividade e identificar pontos falhos de aprendizado e voltar.
Treinamentos e Capacitações são investimentos,
Despesas são colaboradores não trazendo dinheiro para dentro de casa, por que não sabem como desempenhar sua função.
Alguém que tem um bom conhecimento técnico sobre o assunto prepara e dá uma aula sobre o assunto, esta consiste em apresentações onde o palestrante, com postura de professor universitário, diz como as coisas devem ser feitas, e espera que o público entenda e saiba "repetir" tudo o que foi ensinado (papagaio).
È o verdadeiro "me engana que eu gosto". Um se engana que ensinou e outro se engana que aprendeu. Buscamos sempre acreditar que o conhecimento técnico sobre o assunto é mais importante do que como transmiti-lo com efetividade.
Mas metodologia a ser utilizada para o aprendizado, interfere diretamente no seu resultado. Muitos estudos comprovam que se utilizarmos somente a visão, nossa capacidade de absorção é de 5%; se utilizarmos a visão e a audição nossa absorção cresce para 10% e se junto com a visão e audição executarmos alguma ação a capacidade vai para 40%.

Outra pergunta: O que você guardou mais em sua memória, uma aula da faculdade ou uma aula de cursinho pré-vestibular? Qual a grande diferença das duas aulas: Metodologia e a capacidade de absorção com o método utilizado pelos professores.
Como fazer então para termos processos de capacitações com maior excelência?
"Diga-me e esquecerei".
"Mostre-me e recordarei".
"" Comprometa-me e entenderei ""
Confúcio
Vou convocá-los para uma revolução na metodologia de capacitações e treinamentos:
"Abaixo o power point",
"Viva o flip chart"
.
"Abaixo as apresentações convencionais",
Viva "as discussões em grupo"
.
"Sai o professor e".
"Entra o FACILITADOR"
"Adulto só aprende vendo, ouvindo e fazendo."
Caro amigo leitor, inicialmente pelo "inconveniente de mudança" a resistência do modelo tradicional será enorme e nosso desafio ainda maior, mas não desista é por uma boa causa.
"Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas de maneira certa. Amanhã será tarde." Martin Luther King.
Boa semana à todos e lembrem-se
"O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar"