Não sei você, mas eu estou cansado,
verdadeiramente cansado de ver empresas, de todos os tipos e tamanhos dizendo
que "seus atendimentos" são Humanizados... Arghn!
Humanizados? Bhur!

Se "Humanização é a
ação ou efeito de humanizar, de tornar humano", percebo
que essas empresas não
estão erradas, pois estão levando o conceito ao pé
da letra, com Centrais de Atendimento cheias, com dezenas ou até centenas de
Posições de Atendimento Humanizadas = Cheias de Humanos...
O problema é que não estamos "Humanizando
do Pescoço para cima"... Humanizamos da maneira mais simples, como
sempre fizemos, desde os Operadores de Telex e Digitadores do passado...
Aliás, eu já fui "Operador de Telex", e acredite, dos
melhores, diferenciado, se é que podemos imaginar algo assim para esta
função... [mas eu contarei
isso em outro momento]
Operador Padrão, Supervisor Padrão,
Gerente Padrão, Qualidade Padrão... E queremos Diferenciação, queremos Custos
Menores, queremos Humanização... Aff´s!
Onomatopeias à parte, enquanto
estruturarmos nossos Atendimentos pensando no Padrão, no Mediano, no Comum,
enquanto insistirmos em não entender que o verdadeiro valor das pessoas está do
"Pescoço para Cima", só conseguiremos entregar Atendimento Humanizado no Padrão
"Operadores de Telex", Vala Comum Total...

O que foi, por que está torcendo o nariz?
Mais uma vez estou falando de prática
e sei que isso incomoda. Não estou falando de discursos de Palestras, de "Visão,
Missão e Valores", não estou falando de Propostas Comerciais... Por isso Entendo
que isso te incomoda...
Mas enquanto você conseguir, como
Responsável pelo Atendimento da sua Marca/Empresa, encostar a cabeça no
travesseiro e dormir, acreditando que seu Atendimento é
bom, é Humanizado, vai lá e Durma em Paz. Zzz!
Mais
uma coisa importante, que talvez colabore para tirar o
seu sono de uma vez: Humanizado envolve também a maneira como você trata os
Profissionais de Atendimento (todos os colaboradores da sua empresa)... Eles
possuem estrutura adequada, se alimentam confortavelmente sentados, se
alimentam? É, eu sei, a verdade, na prática dói!!
Bons sonos, ou pesadelos...
Alessandro Xavier
