Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Alessandro Jean Xavier

Graduado em Marketing, com 18 anos de experiência em Atendimento ao Cliente, experiência construída em empresas como Teleperformance, Mais Contact Center, Atento e Fast Shop.

[email protected]

Customer Success é Fake News Postado em: 25/11/2019

Olá Fanáticos, tudo bem?


Apesar de Customer Success ser uma das expressões mais utilizadas em Cargos, Áreas, Profissionais e Empresas, a maioria delas, não passam de Fake News, blá blá blá...

Tenho insistido em escrever sobre o fato de estarmos (me inclua fora dessa), criando Monstros neste já maltratado mercado.

Desde o 'boom' da terceirização, quando por conta do crescimento acelerado, forçamos os melhores "Operadores" a virarem "Péssimos Líderes", moda após moda, fazemos questão de agir de maneira leviana, criando "Fake News" de nós mesmos, falando muito e fazendo o mínimo possível/necessário.

Acho que não há um mercado onde os profissionais gostam tanto de aparecer, de contar vantagem, de se vangloriar por feitos não comprovados, por Planos que não possuem Objetivo claro e que na maioria das vezes, acabam (ou não acabam) não representando na Prática o que a Teoria Vende tão bem.

Deixa eu explicar.... Quantos Serviços de Atendimento ao Cliente, o famoso SAC, que você conhece, não viraram Centro de Experiência do Cliente, Customer Success, Customer Centric, entre outras derivações criativas (algumas nem tanto) nos últimos meses? Muitos, não é mesmo?

- Mas Alessandro, qual o problema de mudar o nome da minha central de SAC para CS?


"...O nome é só um detalhe,

o nome é só um nome..."

Já dizia Racionais MCs na música

"Qual Mentira eu vou Acreditar", de 1995


Mas será mesmo que nestes casos, o "Nome é só um Nome"?

Tenho certeza que não! Customer Success não é uma Área, não é uma Célula, uma Equipe de Atendimento. Customer Success é Filosofia, é pegar na mão do Cliente, como se fosse um bebê, ajudando-o a engatinhar, andar, correr, saltar, nadar, e tudo mais que ele puder fazer utilizando seu Produto e/ou Serviço, sem que ele peça, por decisão sua, por entender que somente assim ele enxergará valor e por enxergar esse valor ficará com você pelo maior tempo possível (TtV/LTV).

Seu Customer Success presta Suporte aos seus Clientes? Que bom, mas isso é Reativo!

Seu Customer Success atende todas as Solicitações dos seus Clientes com alto índice de FCR? Sensacional, mas isso também é Reativo!

Customer Success é ir além do Reativo, é conhecer a Jornada, é saber das Dores, é Entender com Profundidade, onde seus Produtos e/ou Serviços ajudarão o seu Cliente a atingir o Sucesso, de maneira NÃO REATIVA, antevendo necessidades, PREDITIVAMENTE, chegando primeiro, surpreendendo, evitando ou minimizando os tombos que muitos tomarão, até aprenderem a realizarem a Jornada Ideal.


"...É o Sucesso do seu Cliente,
que trará o seu Sucesso, e isso,
vai muito além da Venda,
muito além dos SACs travestidos de CSs,
muito além da Reatividade
..."


Enquanto isso, olho para diversas operações de atendimento cantando o poderoso refrão da música dos Racionais MCs que citei anteriormente: "...Tem que saber curtir, tem que saber lidar. Em qual mentira vou acreditar?..."


Abraços Fanáticos,


Alessandro Xavier

Siga: https://www.linkedin.com/in/xavieralessandro/

 

 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia