Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

[email protected]

Começa a 18ª Flip: a primeira edição virtual do principal evento literário Postado em: 01/12/2020

A Flip - Festa Literária Internacional de Paraty anuncia a realização de sua 18ª edição, que acontecerá na próxima quarta-feira. O evento ocorrerá em formato virtual, pelas redes sociais, de 3 a 6 de dezembro de 2020, devido à pandemia do coronavírus.

A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da Festa, além de vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros. Para as mesas ao vivo, já estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana e o brasileiro Itamar Vieira Junior.

Segundo os organizadores, este é um ano atípico, por isso a opção por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty. Para isso, está sendo produzida uma série de vídeos que irão aproximar o público da cidade, trazendo o sentido mais amplo da Festa, as histórias e personagens paratienses para dentro da edição online.

Nesta edição virtual, feita em circunstâncias únicas - motivadas em grande parte pela pandemia de Covid-19 - a Flip contou com a participação de Fernanda Diamant como curadora convidada da Flip 2020. A partir do trabalho iniciado por ela no primeiro semestre e encerrado em agosto, foi dado seguimento à programação internamente. Por isso, os convites oficiais emitidos pela Flip antes da eclosão da pandemia estão sendo honrados pela instituição.

Como todas as instituições ligadas às artes no mundo inteiro, o time da Flip enfrentou o desafio de uma pandemia que não faz exceções. Neste sentido, o espaço que a Flip irá oferecer para escritores e artistas é mais importante do que nunca. O programa virtual mais uma vez trará grandes escritores de todos os cantos do planeta, com o objetivo de iluminar, agradar e unir os amantes da literatura, onde quer que estejam.

As mesas serão transmitidas em plataforma própria e em todos os canais e redes sociais ligados à Flip. Mesmo sem a realização presencial nesta edição, estão sendo preparados encontros que qualificam a linguagem virtual em seu potencial artístico e poético, fazendo desta edição um marco de troca e experiências literárias.

 A Flip Virtual também não trará nesta edição a figura do autor homenageado, devido ao momento pandêmico mundial. Vale citar que a poeta americana Elizabeth Bishop seria a autora homenageada este ano, porém, quando o nome dela foi anunciado, o público e até alguns autores se manifestaram contrários à escolha da Flip.

De qualquer forma, como a pandemia causou a morte de artistas imprescindíveis à nossa cultura, como o escritor Sergio Sant´Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc, o artista plástico Abraham Palatnik e a regente Naomi Munakata, entre muitos outros, os organizadores consideram que este não é um momento de celebração. Por esse motivo, a Flip 2020 vai homenagear coletivamente os que partiram.

Programação completa: https://www.flip.org.br/agenda-2020/

Mais informações: https://www.flip.org.br/

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2021 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia