Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

[email protected]

RESENHA: "EQUIPES SOLIDÁRIAS", de Renata Di Nizo Postado em: 15/08/2019

Em seu mais novo lançamento, a escritora, professora e pesquisadora Renata Di Nizo detalha os resultados de suas pesquisas sobre a convivência em grupo no mundo corporativo. O livro "Equipes Solidárias - Por que em grupo e não sozinho?", a autora explica de forma clara e transparente a lógica do bom funcionamento dos grupos no ambiente das empresas. Esta obra é uma das primeiras que aborda diretamente alguns pontos cruciais no relacionamento corporativo atual como, por exemplo, o individualismo e a desconsideração do outro.

Renata, que é uma especialista com experiência internacional em estudos de grupos e da relação entre indivíduos, coloca no mercado uma obra que desmistifica e decifra a vida em grupo no mundo corporativo. As constantes mudanças, avanços tecnológicos e a forte necessidade de inovação transformaram o universo corporativo em uma torre de babel, impondo às empresas um ambiente multicultural.

Diante desse cenário, é preciso estimular uma ética comportamental capaz de valorizar o semelhante e, incondicionalmente, ser receptivo às distintas culturas, ao outro, ao grupo e à integração. Segundo a autora, garantir um clima aberto à cooperação é condição de sobrevivência necessária à natureza intrínseca da inteligência coletiva.  

No livro "Equipes solidárias", ela faz uma reflexão sobre a necessária transição do mundo individualista para aquele em que os grupos são possíveis, mesmo diante da contínua dualidade entre real e virtual. Somente os laços solidários mobilizam o bom desempenho no ambiente corporativo.

Hoje em dia, sabe-se que apenas uma boa política de cargos e salários não é suficiente para reter talentos. Desta forma, as empresas reconhecem a importância de ter uma proposta estruturada que assegure o engajamento - o vínculo afetivo, a vontade de ir além e o entusiasmo pelo trabalho e pela organização. Na visão de Renata, cada indivíduo necessita, diariamente, renovar seu propósito, ver reconhecidos seus esforços e celebrar suas conquistas.

Dividida em seis capítulos, a obra mostra que o grande desafio é a mudança cultural, já que uma cultura de inovação exige valores e atitudes condizentes e demanda traduzir em miúdos o comportamento inovador. O livro inclui ainda vários depoimentos de funcionários dos mais diversos escalões que participa­ram de treinamentos em Recursos Humanos conduzidos pela autora.

Renata Di Nizo é formada pela tradicional Escola Superior de Arte Dramática de Barcelona. Foi pesquisadora no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Central de Barcelona sobre experimentação da criatividade em grupos e estudou criatividade em Paris com o sociólogo Guy Aznar, e dinâmica e funcionamento de grupos na Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos e Coaching Integrado (International Coaching Institute). Em 2000, criou a Casa da Comunicação, empresa especializada em soluções de aprendizagem que visam estimular a expressão criativa e o diálogo multicultural.

Mais uma vez, Renata Di Nizo nos presenteia com um livro fascinante, tão atual quanto profundo. Um tema ao mesmo tempo emergente e emergencial, já que as relações pessoais estão sendo relegadas a um perigoso segundo plano, perdendo espaço para a avalanche das novidades tecnológicas. Enfim, uma leitura obrigatória para quem deseja entender a dinâmica das equipes e suas nuances no mundo atual.

 

Equipes solidárias - Por que em grupo e não sozinho?

Autora: Renata Di Nizo

Editora: Summus Editorial

São Paulo, 2015 (120 páginas)

 


Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia