Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Francisco Sarkis

Publicitário, formado pela FAAP, com pós-graduação em marketing pela USJT e Gestão de Contact Center pela Unicamp. Atua há mais de 20 anos em Customer Experience.

[email protected]

Transformação da saúde digital Postado em: 26/09/2019

Sabemos que há muito o que se fazer para atender a grande demanda de serviços médicos, e há uma crise na qualidade do atendimento ao público ainda mais quando se fala na saúde que não é privada. Em uma perspectiva mais ampla, com o aumento da população, tivemos um aumento no crescimento geral da taxa de complexidade (novas doenças, exames e tratamentos). E temos mais e mais pacientes querendo qualidade, o que obriga repensarmos a saúde.

Recentemente na revista Carta Capital (jun/19) saiu um dado sobre o custo da burocracia hospitalar que deu um salto enorme enquanto o salário dos médicos e enfermeiros não mudou na mesma proporção. Segundo a revista, nos últimos 40 anos o crescimento do corpo administrativo foi 300 vezes maior que o crescimento do corpo médico. Um dos pontos levantados pela reportagem, entre outros, é a questão das certificações. O custo da padronização é elevadíssimo e isto não necessariamente é percebido diretamente pelo paciente ou beneficia o médico.

Por outro lado, hoje no digital, temos o aumento da participação das pessoas nas decisões. Quanto mais as pessoas puderem ajudar a decidir na complexidade, cada um tomando decisões, mais fácil é lidar com o todo. Isto gera uma escala gigantesca de informação e de troca de dados. Na saúde, por exemplo, as informações ficam disponíveis e os pacientes passam a ter acesso a dados que poucos conheciam. Há especialistas colocando aulas no YouTube - ao mesmo tempo, grupos de pacientes estão se organizando em busca de melhores soluções no WhatsApp. Discutem-se melhores perspectivas de vida para doenças crônicas.

Com mais gente vivendo no planeta são necessárias novas soluções para resolver a intermediação entre os seres humanos, em especial nas relações entre as instituições de saúde, médicos e pacientes. Neste século 21, é preciso descomplicar para que todos possam ser atendidos na saúde, na educação, no comércio, no taxi e etc - o desapego é pelo controle dos processos e do comando das pessoas. Isto significa ampliar a reflexão sobre a quantidade de decisões/autonomia - que precisam ser tomadas/realizadas e da quantidade de pessoas que passam a participar das decisões em qualquer processo.

Você concorda ou discorda destas informações? Gostaria de compartilhar sua experiência conosco? Então deixe um comentário ou escreva um email para nós.

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia