Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Francisco Sarkis

Publicitário, formado pela FAAP, com pós-graduação em marketing pela USJT e Gestão de Contact Center pela Unicamp. Atua há mais de 20 anos em Customer Experience.

[email protected]

Livre-se de uma vez do século 20 Postado em: 23/09/2019

Você está no século 21. Aqui não tem vendedor, nem motorista, nem gerente, nem chefe, você pode levar as compras sem caixa, sem maquininha, sem papel moeda, sem banco, você mesmo cria e assiste a sua programação, escolhe o plano que combina melhor com seu bolso, que combina melhor com você, quando você quiser. Enfim, sem centralização de decisão e de poder e com uma intermediação mais simples possível.

Estas são as novidades que a transformação digital trouxe para os negócios e para as pessoas neste novo século. Para entender a mudança trazida pelo digital não basta fixar seu olhar na tecnologia embarcada da mudança: carro autônomo, IA, RV, RA, IOT ou 5G. Note que aqui nós estamos falando de ampliar a quantidade de decisões/autonomia  que precisam ser tomadas/realizadas e da quantidade de pessoas que passam a participar das decisões em qualquer processo.

Digital muda comando e controle. Não tecnologia

A maior mudança trazida pelo digital é empoderamento do ser humano, alterando para sempre a forma em que as pessoas vivem, consomem e fazem negócios. A distribuição de poder para uma maior quantidade de decisores só foi possível devido ao surgimento da web. E como você já ouviu falar, conhecimento é poder. Conhecimento descentralizado empodera ainda mais gente - foi assim que os consumidores ganharam o poder que tem hoje. E quando se abre espaço para que os clientes deem estrelas, curtições, notas para qualquer serviço ou produto obrigatoriamente se é obrigado a descartar aquilo que não funciona e promover o que está funcionando. Compartilha-se a decisão.

Assim, no Digital as pessoas adquiriram uma maior capacidade de tomar decisões, pois se aumenta o nível de liberdade e responsabilidade. Antes não era possível, pois os limites de comunicação entre as pessoas e as empresas era limitado. Hoje o consumidor se organize em redes sociais, comunidades, fotografa e filma tudo e se torne cada vez ativo.

Todos estão preparados para o digital?

Tem muita gente que não conseguiu entrar no século 21. Viver neste século significa saber lidar emocionalmente com toda uma abundância de informação e de velocidade até que tudo fique "normal" de novo. Neste século as pessoas precisarão de um novo patamar de interpretação da realidade, de entendimentos dos problemas, de checagem de dados - separar o que é falso e o que não é (fake news).

É preciso se livrar, em definitivo, do século 20!

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2019 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia