Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Francisco Sarkis

Publicitário, formado pela FAAP, com pós-graduação em marketing pela USJT e Gestão de Contact Center pela Unicamp. Atua há mais de 20 anos em Customer Experience.

[email protected]

Ascensão e decadência de valores no trabalho após o digital Postado em: 07/01/2020

Gestão On Demand x Gestão Youtuber

Estamos caminhando para o mundo em que os negócios estarão inseridos nas plataformas digitais onde o cliente interfere diretamente nas empresas. As empresas mais imersas nesta realidade já incorporaram a avalição dos clientes através dos likes, cliques e estrelas. Isto muda automaticamente a qualidade da prestação do serviço que é entregue para o cliente. Por sua vez, muda a relação entre o chefe e os liderados. Primeiramente é bem provável que não seja necessário chefe - se não houver performance satisfatória o colaborador nem vai receber serviço (Uber, 99, Rappi).

Entra em decadência então essa história de achar que o poder está em demitir ou em contratar, e depois o orientar e o controlar: "o caminho para o sucesso é este..." ou "o caminho para o seu crescimento é aquele". Isto não faz mais sentido.

No ambiente digital e distribuído cada colaborador poderá mergulhar cada mais fundo no seu potencial e identificar aquilo que diferencia, e que lhe permite dar uma entrega diferenciada para encontrar a sua felicidade. Buscar o seu projeto de vida com mais autonomia. Para a liderança o modelo administrativo de alguém que dá ordens e depois se responsabiliza por elas cada vez mais não tem espaço - plataformas, softwares e celulares são feitos para se renovar - então é preciso que o líder esteja preocupado com a manutenção do ecossistema de negócios propício para a inovação. 

O líder então vai se preocupar com a inovação voltada para a competitividade, ou seja, aquisição, rentabilidade e retenção de clientes. O foco estará em tirar entraves ajudando o squad nos ambientes culturais, financeiros, tecnológicos, legais e articular para que o ambiente se torne favorável. Tem que ser um "facilitador" para que as pessoas possam traçar o seu próprio caminho dentro de um projeto.

Liderança On Demand

De alguma forma todos exercerão algum tipo de liderança - seja como representante das áreas de atendimento, financeiro, ou logística por exemplo, o colaborador liderará ou influenciará o grupo pela sua participação no negócio como representante da sua área. E este é o estado da liderança de hoje, que é mais contextual. O líder exercerá seu papel enquanto estiver trabalhando com aquele projeto específico. Conforme a necessidade. E assim será na comunidade, na igreja, na escola e por aí vai.

E aquele líder que é o super "sabe tudo"? Bom, hoje em dia para se encaixar naquele velho modelo mental de liderança é preciso conquistar então a atenção de muita gente por muito mais tempo - algo tipo "gestão youtuber".

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2020 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia