Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Sergio Roque

Engenheiro mecânico, pós-graduado em marketing pela ESPM, com mais de 25 anos de experiência em marketing e comunicação. Sócio da consultoria de desenvolvimento pessoal "Ser O Quê" e da agência LinkLab Comunicação, atende a clientes como Itaú, Febraban, Cisco, Latam, Grupo Caôa, EMC2 e CA Technologies.

[email protected]

Um Ano Bom Postado em: 11/12/2019



"O Brasil não é para principiantes", já dizia Tom Jobim. Hoje canso de ler que o Brasil não é para amadores e acredito que não é mesmo. Empreender na nossa terra desenvolve outros sentidos além dos já conhecidos.

Mais um ano difícil está terminando. O ano que vem será um ano bom e os próximos melhores ainda e todos que não param de aprender, procuram o tempo todo serem melhores executivos e gestores e buscam o melhor para o negócio e para seus colaboradores irão crescer mumercado em alta e crescimento, nos fazem muitas vezes tomar péssimas decisões e nos forçam a erros grotescos e ainda e não nos preparam para quando as crises chegam.

Empreendendo, eu passei por todos os planos que o governo tentou emplacar para diminuir uma inflação que chegou a mais de 40% ao mês. Sarney I e II, Plano Color e finalmente o Real.

Cada plano era uma esperança e ao mesmo tempo minavam o negócio, mercado e nossa saúde com suas derrocadas. Mesmo o Plano Real, no começo apenas mais um plano, teve um mês de dolarização e uma greve de mais de trinta dias dos correios (quando os correios eram importantes para qualquer negócio) e todos esperavam o pior, já escolados pelos planos anteriores. Contudo em todos escutei de vários empresários o mesmo que meu tio Alonso falava: se for para arrumar o país vale a pena.

Em 2001, como diretor comercial de uma multinacional gráfica de grandes formatos, com seu principal negócio relacionado às grandes campanhas de mídia outdoor, a maioria apoiada em painéis iluminados veio a crise de energia e o apagão na cidade.

Até 2006 todo o mercado me sondava diariamente e me mandavam propostas para ir trabalhar com eles. Em 2007 com a Lei Cidade Limpa meu curriculum valia menos que o papel que ele estava impresso.

No final de 2007, abri uma agência de comunicação e tinha apenas dois clientes. Americanos! Em 2008 começa a crise na américa. No final de 2014 contratei vários executivos para incrementar as vendas e o conteúdo, mas não contava com a Petrobrás.

Também em todos estes momentos de crise cometi erros enormes e tomei decisões horríveis que acreditei terem sido forçados pelo momento.

Olhando assim, parece que não tive nenhum sucesso, porém ao mesmo tempo tive grandes vitórias, superei Himalaias de desafios, conheci grandes profissionais e tive a honra de trabalhar e aprender com alguns deles. Aprendi tanto sobre mim mesmo. Acredito que desenvolvi mesmo outros sentidos.

O ano que vem será um ano bom e os próximos melhores ainda. Então não se esqueça de investir em você. Primeiro em se conhecer melhor (aparentemente você não verá nenhum lucro nisso). Não invista seu tempo somente na vida profissional. Procure equilibrar com a família e principalmente doando aquilo que você tem de bom à sociedade (o retorno sobre o investimento é gigante e garantido). Tenha um tempo para si mesmo todos os dias e verá que as melhores ideias geralmente aparecem neste momento.

O ano que vem será um ano bom e os próximos melhores ainda. Sempre.

Porém antes disso comemoremos este ano. Estamos vivos.

Boas festas.

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2020 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia