Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Walter Coelho

Consultor e proprietário da empresa Contato Efetivo. Tem contribuído fortemente para divulgar e solidificar o telemarketing nos segmentos de venda e atendimento a clientes dentro de empresas dos mais variados segmentos.

waltercoelho@contatoefetivo.com.br

09 atitudes que podem acabar com a motivação da sua equipe Postado em: 14/10/2015

Descubra se você realmente é um bom líder e se está motivando adequadamente sua equipe ou se é o motivo do alto giro de pessoas na sua equipe.

1#Avaliação surpresa:

Uma avaliação de desempenho repentina só pode ser pior que uma sem critérios. Todos querem saber como melhorar, entretanto, deixar um feedback para os 45 minutos do segundo tempo apenas serve para desmotivar os membros de uma equipe. O erro revela ainda um outro problema: a falta de planejamento do gestor, que teve doze meses para dar um feedback ao contratado, mas deixou a exposição para o último minuto.


2#Time do "eu sozinho"

Detalhar demais como uma tarefa deve ser cumprida ou dar uma ordem sem explicar a importância do procedimento em questão são formas de microgestão e revelam uma característica negativa do gestor, ou seja, que ele joga sozinho e teme dar autonomia aos seus subordinados. "Essa atitude não só desmotiva a equipe, mas também passa a impressão de que o time é incompetente e incapaz de tomar decisões.

 3#Critique em público

Críticas devem sempre ser feitas em particular, preferencialmente em uma sala reservada longe do olhar de outros membros da organização. O tom de voz também é importante, afinal, de nada adianta uma conversa em uma sala restrita se todos puderem ouvir o que está sendo dito lá dentro, não é mesmo?

 

4#Recompense quem não seguir as exigências

Se você exige um comportamento de sua equipe, não cometa o erro de premiar aqueles que não atendem as exigências. Se a equipe for injustiçada, mais cedo ou mais tarde alguém pagará por isso e não estranhe se esse alguém for você.

 5#Determine metas inatingíveis muitos gestores acreditam que, sem prazos, as pessoas relaxam e para contornar a situação, determinam metas para ver a equipe dar tudo de si. De fato, muitos farão de tudo para alcançar uma meta viável mas, se por alguma razão acharem que aquilo é impossível, a motivação irá por água abaixo.

 6#Pergunte e ignore

Ao perguntar para sua equipe o tempo que alguém levará para realizar uma tarefa, anote e respeite. No máximo, negocie os prazos. Cortar o colaborador enquanto ele fala é um grande equívoco.

 7#Tratamento VIP

Chefes não precisam tratar todos os subordinados da mesma forma, mas devem tratá-los com igualdade. Por isso, mesmo que tenha mais simpatia por alguém da equipe, não faça distinção.

 8#Solte frases vazias

Esqueça aquela lista interminável de frases teoricamente motivadoras como "apenas faça!", "pense fora da caixa!" e "falhar não é uma opção!". Em alguns casos, artifícios como esses podem até funcionar, mas soltar frases vazias diante de um problema real soa para os colaboradores como falta de habilidade para o cargo de gestão.

 9#Mostre que sua equipe é um custo

Tratar a equipe como custo para a empresa é um dos principais desmotivadores de uma organização. Se a redução de custos estiver atrelada a redução de pessoal então, pior ainda. Neste caso, a mensagem recebida pelos colaboradores será de que a mão de obra da empresa não é formada por pessoas, mas sim por investimentos.

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2018 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia