Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
A vanguarda brasileira Postado em: 15/09/2017
Estive com um amigo europeu essa semana e conversamos bastante sobre as transformações da área de gestão de clientes. Com uma boa vivência no mercado brasileiro, uma de suas surpresas é o processo acelerado de automação da atividade no Brasil, puxada evidentemente por dois fatores cruciais: nossa extensão territorial e a crise econômica que vem empurrando as empresas atrás de redução de custos.

Mas o que nos ajuda internamente, acaba nos atrapalhando no terreno internacional, pois os grandes investimentos em território Europeu, por exemplo, com países menores que muitos Estados brasileiros, inviabilizam projetos mais ambiciosos. A vantagem, para os clientes, por lá, é que a cultura de experiência do cliente, é muito mais pessoal, com uma jornada muito mais curta, dispensando muita automação.

Interessante a percepção do especialista. Mas sabe o que nasce? Investidores para modelos menores, em operações muito mais customizadas. A proposta é de não assumir as operações, implementando modelos pasteurizados. Ser mais global, mas com gestão completamente local. Sim, a de manter a gestão e o modelo local. Temos também alguns modelos assim no Brasil. Não com investidores - mas sim através de empresas com operações de atendimento.

Sinceramente, não acredito que as grandes operações vão acabar, no curtíssimo prazo. Porém, acredito que muitas empresas precisam rever urgentemente conceitos e culturas focadas em grandes operações - estas sim, sob a ameaça voraz da automação. Passaremos a ter assentos muito mais qualificados a serem ocupados, sim, e estas operações em cidades satélites poderão ser a salvação de muitos negócios. E uma contribuição sócio-econômica imensa.

Estamos enfim em uma nova fase de mudanças da atividade, como o país de uma forma geral - é um câmbio socioeconômico poucas vezes visto. Temos conhecimento, temos o que aprender e temos o que mudar. Não é só se adaptar, e dar um jeitinho!
[Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia