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Consultor de marketing e comunicação, especialista em marketing de relacionamento e programas de fidelidade

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Medindo programas de fidelidade: além do ROI Postado em: 01/12/2018

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Especialista aconselha a análise de causalidade e incrementalidade
Em vez de focar na equação "retorno sobre investimento", cujo padrão é "receita menos investimento é igual ao retorno", Will Wittkopf, consultor do Carlson Marketing Worldwide´s Decision Science Group, recomenda a análise de dois elementos da equação: causalidade e incrementalidade.  "Causalidade" é a capacidade de criar um indicador objetivo e claro de uma ação específica do programa (como uma campanha de aquisição de clientes através de e-mail marketing), diretamente relacionado com os resultados esperados (a aquisição de novos membros e/ou um aumento no índice de intenções de compra). O não-estabelecimento desta relação de causalidade pode levar empresas a atribuir resultados excessivos ou inferiores à realidade do programa. A causalidade adiciona precisão a indicadores como "aumento de vendas" ou "satisfação de cliente", através de uma clara conexão entre ações do programa de fidelidade e seus resultados. "Sem saber o que provoca (ou não) mudanças no comportamento do consumidor, não é possível fazer melhorias no programa e existe pouca chance de sucesso", disse Wittkopf. "Incrementalidade" é a capacidade de saber se a iniciativa de um programa produz os resultados esperados. Para aferir resultados é necessário comparar se os resultados obtidos com o programa são substancialmente melhores que aqueles obtidos sem o programa. O consumidor teria agido do mesmo modo (por exemplo, recomendando o programa) e gerado resultados similares (como atrair um novo membro) se não fosse um membro participante? Fonte: Contadores/CNT

DAZN lança serviço de esportes via streaming no Brasil  
 DAZN, o primeiro serviço de streaming apenas de esporte, ao vivo, e por demanda do mundo, amplia sua expansão global com o anúncio do lançamento no Brasil em março de 2019, oferecendo acesso à transmissão acessível e flexível de alguns dos melhores esportes do mundo. A  CONMEBOL concedeu à DAZN os direitos de transmissão exclusivos para todos os jogos da Copa Sul-Americana de 2019, por quatro temporadas. Além disso, DAZN irá mostrar toda a Serie A TIM e Liga 1 e jogos exclusivamente até 2021, com mais direitos importantes a serem anunciados em breve. Antes do lançamento, em março de 2019, a DAZN transmitirá partidas selecionadas da Serie A TIM e da Ligue 1 por meio de suas páginas no Facebook e YouTube, para que os fãs brasileiros possam assistir ao Paris Saint-Germain e à Juventus com superstars globais, incluindo Neymar Jr e Cristiano Ronaldo em ação. A cobertura começa a partir de 7 de dezembro. Fonte: DAZN.com

AccorHotels anuncia estratégia de descontos para hospedagens no ibis, ibis Styles e ibis budget
Todos os hotéis das marcas ibis, ibis Styles e ibis budget na América do Sul estão oferecendo tarifas promocionais nas férias de verão. O desconto é de 20%, com possibilidade de parcelamento em 6 vezes na hospedagem nos hotéis das marcas ibis para estadias entre 20 de dezembro de 2018 e 10 de março de 2019. Para aproveitar o desconto, os clientes devem fazer suas reservas entre 2 e 15 de dezembro no site da promoção, por meio do app no smartphone ou por meio de sites de reservas online. Entre 27/11 e 01/12 o período de reservas é exclusivo para clientes do programa de fidelidade Le Club AccorHotels. Para participar, do programa, basta fazer o cadastro no site do programa. As tarifas precisam ser pré-pagas, não podem ser canceladas, modificadas e não oferecem reembolso. Fonte: Cidade Marketing

Air Canada vai investir US$450 mi para adquirir o próprio programa de fidelidade
O Aeroplan atualmente é proprieda da Aimia, que seria adquirida pela companhia aérea
A Air Canada quer o seu programa de fidelidade seja realmente seu em 2020. Para isso, a aérea norte-americana oficializou o interesse em comprar a Aimia Inc, empresa que gere o Aeroplan, atual programa de fidelidade utilizado pelos passageiros da canadense. Ainda aguardando o aval de acionistas, o valor da compra está na casa dos US$ 450 milhões e contará com aportes dos parceiros Toronto-Dominion Bank (TD), Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) e Visa Canada Corporation (Visa). O fechamento da aquisição deve ocorrer ao longo de janeiro de 2019. Fonte: Panrotas

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