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Como anunciar eficazmente sem gastar 1 centavo Postado em: 05/01/2018

kfctwitter

O KFC usou sua conta oficial no Twitter para dar uma aula magistral de marketing. Principalmente quando se analisa o custo-benefício

As grandes marcas já usam as redes sociais em seu marketing há bastante tempo. E gastam cada vez mais dinheiro para se destacarem. Aí, veio o KFC e deu um autêntico show de criatividade, divulgando de forma tremendamente eficaz os seus produtos via Twitter --- e sem gastar um tostão!

Para comprovar, basta dar um pulo no perfil da empresa. Você verá que tudo parece normal lá: 34,8 mil tweets até este início de ano, 6.001 curtidas, 1,26 milhões de seguidores e 11 pessoas sendo seguidas. Hã?! Apenas 11? Isso não é estranho?

Claro que é estranho. E, como todos sabemos que os usuários do microblogging estão atentos a esses detalhes, esses 11 devem pessoas bem especiais. Ou a razão seria outra? Seria... Marketing?!

Acertou quem marcou a segunda opção. E vejam só que solução engenhosa os caras do KFC arrumaram.

A primeira impressão é que seriam pessoas aleatórias. Cinco delas são as integrantes do Spice Girls, famoso grupo inglês da década de 90 (elas se separaram oficialmente em 2001, caso você tenha dúvidas).

Além de seguir Emma BuntonGeri HalliwellMelanie BMelanie C e Victoria Beckham,  o KFC segue outras seis pessoas cujo nome contém a palavra Herb: o presidente do conselho da cidade de Los Angeles Herb J. Wesson, o jogador de futebol americano Herb Waters, o árbitro de lutas Herb Dean, o técnico do Santa Clara Broncos Herb Sendek e o músico Herb Alpert.

Sacou? Trata-se de uma peça publicitária do principal produto da rede, o frango frito, cuja receita original inclui 11 ervas, herbs, e especiarias, spices. O cliente que primeiro percebeu a jogada (terá sido uma descoberta inocente mesmo?) publicou um tweet que desde sua publicação, em outubro passado, já foi retuitado por centenas de milhares de outros tuiteiros.

Além disso, recebeu comentários de usuários de todo mundo e também de profissionais experientes, encantados com a estratégia. Musa Tariq, diretor de marca da Ford, foi um deles. "Ao responsável da conta do KFC: se algum dia você estiver precisando de emprego, me ligue. Você é um gênio", publicou Tariq em sua conta pessoal no Twitter.

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