Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marcia Peredelski

Psicóloga, palestrante e consultora de empresas e escolas. É graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e Pedagogia pela UNIABC. Tem pós-graduação em Gestão Pedagógica e especialização em Neurociência da Aprendizagem pela Uninove. Com mais de 25 anos de experiência em psicologia clínica e escolar, atuou como gestora de escolas e orientadora educacional.

marcia.peredelski@gmail.com

Você NÃO é especial! Postado em: 31/08/2017

Não é difícil encontrarmos pessoas que se posicionam neste mundo como se fossem especiais.

Especiais são os pais de família que conseguem não deixar faltar o pão com um salário mínimo de renda, são as crianças que mesmo em condições tão adversas em cidades nordestinas ou longe das cidades, se desdobram indo a pé, ou de pau de arara, para as escolas com o caderno embaixo do braço; são os jovens que trabalham, estudam e lutam por um ideal; são os trabalhadores que mesmo morando distantes do trabalho, pegam ônibus, trem, metrô lotados e nunca se atrasam; são as donas de casa que vivem e se dedicam, aos cuidados da casa e da família para buscarem excelência e um padrão de vida melhor, às mães que não medem esforços para não deixar faltar o alimento e que acompanham seus filhos em todos os momentos da vida; principalmente as que foram presenteadas com filhos com necessidades especiais que precisam de muito amor e cujas mães nunca desistem da luta.

Porém muitos jovens, crianças e até adultos têm tido percepções distorcidas da realidade e pensam que o mundo está qui para lhes servirem. Não aceitam perder o emprego, a namorada, o jogo de futebol de seu time. Vivem e brigam para que seus desejos se realizem a qualquer custo e por outro lado muitos pais tentam mover o mundo para não permitir que seus filhos se frustrem.

Outro dia, na escola que eu trabalho, uma mãe pediu para a direção proibir o vendedor ambulante de milho de ficar na frente da escola porque o filho dela pedia milho todos os dias.

Ai eu me pergunto: Não é mais fácil ensinar a criança que ele só poderá ter o milho quando os pais puderem comprar? Por que é tão difícil dizer NÃO para a criança?

Em um discurso de formatura do ensino médio, Bill Gates compartilhou com os alunos 11 lições que dizem muito a respeito desse tema. Ele disse:

1. A vida não é fácil, acostume-se à isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa de útil por ele antes de aceita-lo.

3. Você não vai ganhar 20 mil dólares por mês, assim que sair da faculdade. Você não será vice-presidente de uma grande empresa, com um carrão e um telefone à sua disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e ter seu próprio celular.

4. Se você acha que seu pai ou seu professor são rudes, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

5. Vender jornal velho ou trabalhar durente as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós tinham uma palavra diferente para isso. Eles chamavam de oportunidade.

6. Se você fracassar, não ache que a culpa é de seus pais. Não lamente seus erros, aprenda com ele.

7. Antes de você nascer seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por terem de pagar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então, antes de tentar salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente arrumar seu próprio quarto.

8. Sua escola pode ter criado trabalhos em grupo para melhorar suas notas e eliminar a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você repete mais de um ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece em absolutamente nada com a vida real. Se pisar na bola está despedido...RUA! Faça certo da primeira vez.

9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre férias de verão e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11. Seja legal com os CDFs - aqueles que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

Estas lições servem para a vida, estas lições servem para nos mostrar e estampar em nossas caras o quanto muitos jovens estão despreparados para a vida e principalmente deve levarmos a refletir que realmente não somos especiais e aprender a lidar com as dificuldades e buscar novas formas de se relacionar com o mundo isso sim tornará você uma pessoa especial, que tem noção de suas limitações, que se conhece o suficiente para poder identificar e escolher as soluções para eventuais desafios que
possam surgir.

Ser especial é saber lidar com as adversidades da vida de maneira saudável e equilibrada, e com isso: NOS TORNAMOS ESPECIAIS!
Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia