Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Gledson Santos

Engenheiro, gerente de negócios e especialista em TI e Telecomunicações na Telefonica | Vivo.

gledsonjames@yahoo.com.br

NFC - O que é? Por que seu Smartphone nunca mais será o mesmo? Postado em: 10/06/2013
Sem dúvida a expressão que diz: "O celular faz de tudo, inclusive chamadas.", é cada vez mais verdadeiro.
 
Se você ainda não ouviu falar em NFC - Near Field Communication ou em português: Comunicação de Campo Próximo é bom começar a se familiarizar, pois cada vez mais escutaremos esse termo.
 
Trata-se de uma nova maneira de usar o seu smartphone, muito mais além do que chamadas, mensagens, uso de internet e jogos. O celular passa a ser usado como cartão de crédito, controle de acesso, bilhete eletrônico no transporte público, cupons, ticket ou crachás; sempre em uma distância não maior do que 4 cm.
 
O NFC é uma tecnologia que permite a comunicação sem fio em curto alcance entre celulares ou entre celular e outro dispositivo. Essa tecnologia deriva da tecnologia RFID - Identificação por Rádio Freqüência, aquele que faz uma cancela de um pedágio subir e liberar sua passagem após reconhecer que você é usuário cadastrado e no final do mês enviar a fatura com o número de vezes que você usou o serviço.
 
O fato das aplicações NFC poderem ser armazenadas em um SIM card (chip) de celular permite o uso em mais de 90% dos celulares do mundo, uma melhor segurança, a interoperabilidade entre diferentes aparelhos além das operadoras poderem fornecer o suporte aos usuários.
 
Apesar de existirem diversos testes, os que estão ganhando cada vez maiores investimentos são os relacionados com m-commerce ou m-payment. Sendo o cartão de crédito ainda restrito a uma faixa de renda, assim como ter uma conta bancária, pode fazer com que o uso do celular para pagamentos via NFC seja uma potencial incrível, visto que hoje em dia até as crianças possuem smartphones.
 
Um serviço altamente seguro e confiável, acessível e disponível a todos, trabalha em qualquer lugar, simples de usar, independente da operadora, aparelho ou sistema operacional fará com que sem dúvida essa seja a tecnologia do futuro.
 
Outro ponto e não menos importante: trata-se de uma tecnologia sustentável, pois substitui papel de tickets ou ingressos em papel ou até mesmo o plástico dos crachás de identificação. Basta um aplicativo NFC em seu celular com essa tecnologia no chip para você aproximar seu celular em uma catraca de um teatro ou até mesmo em um prédio comercial. A catraca reconhece sua compra ou sua identificação e libera sua entrada. Pode substituir o plástico dos cartões chaves de hotéis ou dos cartões de usuários de transporte, como ônibus e metrô.
 
Algumas aplicações não precisam sequer ter sinal das operadoras, pois uma vez que você já validou seu ticket comprado para algum teatro ou show, basta você aproximar o celular e validar sua compra ou passar na catraca, mesmo que sua operadora não funcione!
 
O grande problema no Brasil são as regulamentações e leis, e até onde vai o papel das operadoras e órgãos financeiros, como bancos e operadoras de cartões de crédito.
 
twitter @itclose2u
[Comentar (5)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Comentários
Postado em: 27/08/2013 às: 13:05 Por: Marlon Alves (papadividas@papadividas.com)
Olá, Gledson! Gosto muito de NFC, mas li pouco sobre o assunto. Só fico com uma dúvida quanto à segurança dos sistemas dos aparelhos celulares, pois todo dia vejo falar sobre o crescimento do número de vírus nestes dispositivos. E o NFC é para curtíssima distância, mas os smartphones podem ser colocados em rede, servir como roteador, etc... E tornam-se passíveis de invasões! Como garantir a segurança dos dados? Grande abraço!
Resposta do(a) Blogueiro(a): Postada em: 27/08/2013 às: 19:10
Os dados são protegidos mediante a própria senha da operadora de crédito, que é de uso pessoal. Não há pagamento sem o uso de senha. Além é claro, do NFC não permitir pareamento como hotspot, pois o NFC só permite esse tipo de conexão. Acompanhe meus artigos pelo twiter no @itclose2u
Postado em: 13/06/2013 às: 15:23 Por: Luciano Pimenta (lucianopimenta@msn.com)
Gledson, muito interessante e criativo. Prático e rápido. Tem aplicações fantásticas para isto. No caso você pode autorizar seu filho a fazer uma compra sem que ele leve dinheiro centenas de outras aplicações. Quem está testando?
Resposta do(a) Blogueiro(a): Postada em: 13/06/2013 às: 16:47

Luciano,

No Brasil Vivo, TIM e Claro já lançaram piloto com parcerias de instituições financeiras, mas a PagSeguro já usa com aplicativo próprio (procure no youtube), mas como eu descrevi no artigo: o NFC vai muito além de pagamento, podendo ser usado como em várias formas, como crachá, chave, ticket de cinema, teatro, estacionamento e por ai vai...
Postado em: 11/06/2013 às: 16:46 Por: tobias correa do val (tobiascorreadoval@gamil.com)
Muito interessante e muito bom, mais se por acaso o meu Smartphone for roubado e ou, estraviado, os meus dados pessoais nao ficariam vulneravéis, como será feita a segurança dos meus dados?
Resposta do(a) Blogueiro(a): Postada em: 11/06/2013 às: 19:23

Tobias,

Primeiro que por se tratar de uma distância de apenas 5cm (Near), não haverá interferencia.

Segundo que a transação deve ser em parceria com o cartão de crédito, banco ou site de pagamento. Na verdade seu cel é como se fosse um cartão de crédito, logo a transação é liberada via senha. No caso de roubo as operações não seriam aprovadas sem sua senha pessoal, mas de qualquer maneira você faz o que faria se roubassem seu cel, bloqueia na operadora associada (Visa, Mastercard, PagSeguro).
Postado em: 28/12/2012 às: 11:15 Por: Ricardo Aquino (raquino1637@gmail.com)
Sem dúvida é uma tecnologia que vem pra ficar, principalmente considerando a importancia que o celular tem na vida das pessoas e a busca cada vez maior por interatividade e centralização de serviços e conveniências em um unico meio de comunicação
Postado em: 19/11/2012 às: 11:40 Por: Aquino (raquino1637@gmail.com)
Concordo com suas colocações, o mercado brasileiro amadureceu muito e é ávido por novas tecnologias, visto o atual volume de compras pela internet e a enxurrada de smartphones
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia