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Consultor na Mazza Consultoria em Gestão Empresarial, Treinamentos e Capacitações. Autor dos livros "CRM Sucessos & Insucessos (2009) e Clientes & Empresas como Cães & Gatos (2012)".

mazza.ma@hotmail.com

TRATAR CLIENTES DIFERENTES DE MANEIRA DIFERENTE Postado em: 19/03/2018

No ultimo post, conversamos sobre os passos de uma estratégia de negócios chamada de CRM, a importância de TRATAR CLIENTES DIFERENTES DE MANEIRA DIFERENTE (Peppers & Roggers - Mkt 1 to 1)

E a importância do IDIP - IDENTIFICAR os clientes e DIFERENCIA-LOS por VALOR POTENCIAL e COMPORTAMENTO. Para podermos INTERAGIR e no futuro PERSONALIZAR o atendimento. 

 Melhor trabalhar com exemplos (PNL explica) para falarmos a mesma língua

Terminado o processo de IDENTIFICAR e DIFERENCIAR por Valores Potenciais de Compras, passamos a conhecer quem são nossos clientes e o valor potencial que eles tem para a empresa.

Ao cruzarmos este valor com as vendas efetivamente realizadas, chegamos a um novo indicador: 

CUSTOMER SHARE = VENDAS REALIZADAS / VALOR POTENCIAL COMPRAS

 Hoje, para irmos construindo nosso raciocínio passo a passo, vamos construir outro quadro: CUSTOMER SHARE x POTENCIAL

Com os clientes plotados neste gráfico, vamos enxergar nossa situação em cada um e poder traçar estratégias de acesso mais efetivas. Exemplo:

1. DIAMANTES - Manter a qualquer custo!

2. OURO - Aumentar relacionamento para crescer em Customer Share (%)

3. TA EM CASA - Manter e ajuda-lo a crescer ainda mais

4.  BYE BYE - Deixa-los ir correndo para os concorrentes

Estrategias de INTERAÇÃO DIFERENTES para clientes que tem COMPORTAMENTO DIFERENTE.

Para pensar um pouco (rsrsrs)

1. Como voce e sua empresa estão tratando seus clientes DIAMANTES e seus clientes OURO? Será que os estamos tratando igual aos clientes BYE BYE?

No proximo capitulo, vamos conversar sobre outros comportamentos que podemos identificar durante a fase de INTERAÇÃO

Lembre-se  o R de CRM esta diretamente ligado a RELACIONAMENTO

e este fator esta ligado a EMOCAO / COMPORTAMENTO / POSTURA

Ate a próxima

"O mundo e um mar de oportunidades, mas voce precisa saber nadar"

MZ Mazza Consultoria e Capacitacoes LTDA

www.mfmazza.com


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