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Consultor na Mazza Consultoria em Gestão Empresarial, Treinamentos e Capacitações. Autor dos livros "CRM Sucessos & Insucessos (2009) e Clientes & Empresas como Cães & Gatos (2012)".

mazza.ma@hotmail.com

A MALDICAO DO CRM! Postado em: 25/04/2018 Para nos que trabalhamos com consultoria de CRM, nao tem nada pior, ou mais desgastante do que ser convidado para corrigir projetos que após sua implementação, nao vem dando os resultados esperados.
Toda vez, lembro da "maldição do CRM"

60% das empresas que iniciam nesta estratégia desistem antes de colocar em pratica, somente 40% seguem em frente!

A pergunta então PORQUE?

ESTRATEGIA VENCEDORA! COM RETORNOS EXCELENTES!

FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA EXCEPCIONAIS!

Costumo dizer em minhas consultorias e palestras, que de nada adianta uma super equipe de Formula 1, com os melhores carros; se nao tiver um bom engenheiro e um excelente piloto! e saber aonde quer chegar ao final do campeonato.

CRM, na minha opinião (e de muitos profissionais que conheço ):

UMA ESTRATEGIA DE NEGOCIOS SUPORTADA 
POR UMA FERRAMENTA DE TECNOLOGIA

Quando este conceito nao e aplicado, mais e mais engorda a estatística dos 60%
Para nao ser mais um atingido pela maldição, vou repassar alguns conselhos gratuitos:

1. Antes de iniciar um projeto de CRM, tenha muito bem definido 

ONDE QUER CHEGAR COM SUA ESTRATÉGIA DE CRM?
VOCE E SUA EMPRESA ESTAO PREPARADOS?
QUAIS SAO SEUS OBJETIVOS ESPERADOS?
SEUS COLABORADORES ESTAO PRONTOS?

CRM e uma jornada, nao ficara pronto em dias, nem em meses, talvez em anos...
Se nao souber aonde quer chegar, nem de o primeiro passo...
Nesta hora que muitas empresas pecam, por acreditar que precisa implementar porque as empresas que  o fizeram estão tendo resultados muito melhores que os seus.

2. A estratégia de CRM, se enquadra e atende seu modelo de negocios?
Marketing de Clientes x Marketing de Massa?
Ter a gestão do relacionamento de seus clientes com sua empresa da muito mais trabalho do que produzir, fazer propaganda e tentar vender!


3. Qual o nivel de complexidade de seus processos internos (ERP)?
A escolha da melhor ferramenta depende muito de como sera feita a interação entre seu ERP e a ferramenta de CRM.

4. CRM depende de colaboradores, capacitados, treinados e comprometidos com a filosofia de atendimento diferenciado, QUAL O PERFIL DE SEUS COLABORADORES?

Se nao sabe as respostas, procure ajuda!

Antes de investir muito $$, contrate uma consultoria de NEGÓCIOS antes.
Alguém que ira te ajudar a construir seus objetivos e que no futuro será a "tradutora" entre sua empresa e a empresa de software escolhida.
Esta empresa ira ajudar a traduzir onde voce quer chegar para a empresa de software e dela vai traduzir para voce o que pode ser feito, como e o que voce e sua empresa ira ganhar com isso.
Vai sair muito mais barato, do que depois contrata-la para 
arrumar a casa toda bagunçada.


Trabalho com CRM desde 1999 no Brasil e posso garantir que CRM e uma estrategia de negocios vencedora e com resultados maravilhosos nas empresas por onde passei, mas implementa-la nao será so comprar uma ferramenta de tecnologia e chamar seu time de TI para configura-la.

"O mundo e um mar de oportunidades, mas vc precisa saber nadar"

Marcos F. Mazza
MZ Mazza Consultoria e Capacitacoes 
www.mfmazza.com
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