Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

Começa hoje a Flip 2018 - a 16ª edição do maior evento literário do Brasil Postado em: 25/07/2018

Começa hoje a Flip 2018 - a 16ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty, que já é considerada o principal evento internacional dedicado à literatura no Brasil, e este ano acontece de 25 a 29 de julho (quarta a domingo). 

Pelo segundo ano sob a curadoria da historiadora e jornalista cultural Joselia Aguiar, a Flip 2018 homenageia a escritora Hilda Hilst (Hilda de Almeida Prado Hilst, 1930-2004), que explorou gêneros como poesia, ficção, teatro e crônica, sempre transitando entre temas diversos como amor, sexo, Deus, morte, a finitude das coisas e a transcendência da alma.

Após uma edição marcada pela diversidade cultural, com um aumento no número de autoras mulheres, da maior participação de escritores negros e de editoras de pequeno porte, a baiana Joselia Aguiar volta à curadoria da Flip que, em 2018, será um pouco mais "feminina", assim como no ano passado. 

A abertura oficial da 16ª Festa Literária Internacional de Paraty será às 20h00 da quarta-feira (25/07) com a mesa de abertura que homenageará Hilda Hist, e contará com as presenças da atriz Fernanda Montenegro e da compositora Jocy de Oliveira. Ao longo da semana, a Flip 2018 contará com um total de 18 mesas com 33 autores no programa principal - 17 mulheres e 16 homens. 

Entre os destaques do programa estão a escritora russa Liudmila Petruchevskaia, o historiador britânico Simon Sebag Montefiore e o americano criado no Egito Andre Aciman, autor do romance Me Chame Pelo Seu Nome. Na lista de brasileiros, entre os destaques aparecem o veterano Sérgio Sant´anna, o estreante Geovani Martins, a feminista e ativista negra Djamila Ribeiro e as poetas Júlia de Carvalho Hansen e Laura Erber. 

O cantor e compositor Zeca Baleiro também participará de uma mesa na qual falará sobre o processo de criação de seu disco com poemas de Hilda HilstOde Descontínua e Remota para Flauta e Oboé. 

Desde sua primeira edição, a Festa vem crescendo, seja com relação ao número e expressão de escritores e editoras convidadas, seja no número de visitantes. A Festa é organizada pela Associação Casa Azul e a idéia de promover a Flip nasceu em parceria com a editora inglesa Liz Calder, inspirada em eventos similares, realizados em cidades pequenas. 

A Casa Azul é uma organização da sociedade civil de interesse público que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura. Desde as primeiras ações, há mais de vinte anos, vem desenvolvendo uma metodologia de leitura territorial capaz de potencializar importantes transformações no território. 

Em Paraty, onde a associação se originou, esse processo levou à realização de ações de permanência, com projetos como a Flip, a Biblioteca Casa Azul e o Museu do Território de Paraty, entre outros. A programação da Flip é realizada por meio da lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. 

Mais informações em: www.flip.org.br

Confira a programação completa em: http://flip.org.br/edicoes/flip-2018/programa

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2018 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia