Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

RESENHA: O VALOR DO AMANHÃ, de Eduardo Giannetti Postado em: 17/04/2017

"O desejo incita à ação": assim começa o prefácio do livro, e assim começo meu texto porque, neste momento, a ação de escrever sobre a ótima "primeira impressão que já ficou" sobrepõe o desejo de reler e debulhar cuidadosamente cada parágrafo de um dos livros mais bem elaborados que já tive a satisfação de ler.

 Não é uma leitura simples e superficial, é verdade. O Valor do Amanhã requer, sim, muita atenção e paciência, pede um um leitor atento e sem pressa, segundo uma suposta utopia dos autores. O resultado de muita pesquisa foi cuidadosamente estruturado de forma clara, didática e convincente, mas também com uma linguagem muito elegante, um vocabulário rico e refinado, porém sem confundir o leitor e, principalmente, sem deixar de aprofundar temas não tão óbvios, mas que ao final de cada capítulo fazem todo o sentido do mundo.

O livro trata das trocas intertemporais, ou seja, juros... Simples? Claro que não. Pelo menos no início da leitura... A proposta do professor Eduardo Giannetti pode parecer estranha ou, pelo menos, digamos, um tanto "diferente". Até porque a nossa visão parcial sobre os juros é desmistificada em mais de 300 páginas, principalmente pela maneira quase leviana em que a utlizamos, em uma linguagem puramente financeira, e que não representa a totalidade do verdadeiro sentido das trocas no tempo.

Organizado em quatro partes "quase independentes" entre si, com cinco capítulos cada, o livro aborda a questão das trocas intertemporais em ângulos distintos e complementares. A primeira parte trata das raízes biológicas dos juros, desde a "culpada" pela finitude biológica - a reprodução sexuada, o conceito da senescência, até a evolução da paciência. Na segunda parte, entedemos melhor a origem do imediatismo dentro do ciclo de vida humano, da infância à velhice, e o horizonte temporal relevante que faz da vida uma "carniça". Já na terceira parte, entramos no que o professor bem define como "anomalias intertemporais", cujo processo de agir no presente pensando no futuro, implica em distorções comportamentais como a miopia ou a hipermetropia temporal, e coloca em questão uma "inverdade absoluta": tempo é dinheiro? Certamete que que não! A quarta e última parte, o assunto fica mais conhecido e a discussão gira em torno de juros, poupança e crescimento, desde o nascimento do ser social até a orientação de futuro.

Além disso, é quase um presente o "segundo livro" com mais de 40 páginas de "Notas", por onde o professor passeia durante o livro, de forma leve e pertinente, em citações de Platão, Caetano Veloso, Freud, Dorival Caymmi, Goethe, Cecília Meireles, Marx e outras quase 200 referências da história da sociedade humana. Uma verdadeira aula de cultura geral e de filosofia aplicada.

Assim como a citação do professor, de que "palavras não pagam dívidas", me permito completar com um simples "eis a questão" pois, após uma leitura como O Valor do Amanhã, fico com a nítida sensação de que ficarei devendo (e muito!), "ao mestre, com carinho". Mas como aprendi no próprio livro, neste caso abro uma exceção: melhor pagar agora, investindo nesta leitura, e desfrutar o aprendizado depois. Credor sim, mas feliz de vida. Vale o investimento!!!

 

"O valor do amanhã: Ensaio sobre a natureza dos juros"

Eduardo Giannetti

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2005

Páginas: 344

 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia