Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

RESENHA: "REINVENTANDO A EDUCAÇÃO", de Muniz Sodré Postado em: 15/10/2017
Para homenagear o Dia do Professor, nada melhor do que um livro sobre Educação e escrito por um grande professor. 
O livro "Reinventando a Educação: diversidade, descolonização e redes" é uma ótima escolha, já que representa muito mais do que um simples ensaio futurista. Esta obra poderia ser resumida como uma nova visão comunicacional da educação. A proposta do livro vai muito além do que uma simples adaptação das novas tecnologias aplicadas à educação tradicional.

A proposta do autor - o professor Muniz Sodré, é exatamente inserir um olhar transdiciplinar ao processo educacional. Desta forma, é possível equacionar problemas e conflitos atuais sobre argumentação filosófica, sociológica, histórica e até mesmo antropológica. Segundo o autor, o novo modelo de comunicação não depende apenas da tecnologia e das  redes, mas sim de um processo complexo que envolve as pontas da comunicação.

Para Sodré, a mutação eletrônica, que começou com a explosão da internet comercial, passa a impor uma revisão profunda na estrutura da escola e, principalmente, no professor. Esta mudança envolve, na essência, aquilo que emerge naturalmente do uso da tecnologia da informação e da comunicação (TICs): a inteligência e a diversidade como universos concretos.

Tais mudanças já podem ser sentidas tanto no ambiente de trabalho do mundo corporativo quanto do comportamento dos jovens. Esta reinvenção se dá, segundo Muniz Sodré, como uma reinterpretação aberta à consciência de hoje, assim como um alerta para a evidência de que a educação pode ser a luz no fim do túnel social. Uma solução viável para a atual crise dos valores, para a violência das drogas, e para as  ameaças à saúde do planeta Terra.

O livro é basicamente estruturado em cinco capítulos principais: Cultura e Educação; Espaço e Cognição; Pedagogia e Escola; Tecnologia e Diversidade; e Ensino e Mercado. Com um belo prefácio assinado por Leonardo Boff, o autor utiliza mais de 150 referências para abordar o tema "educação" de uma forma abrangente e completa. As referências são as melhores possíveis, e bastante diversificadas, incluindo por exemplo, Bauman, Bourdier, Castells, Freud, Karl Marx, Nietzsche, Fernando Pessoa e Sergio Buarque de Holanda, entre muitos outros.

Apesar de algumas vezes o autor utilizar termos técnicos e acadêmicos, trata-se de uma leitura cativante, e que exige voltar várias vezes para compreender e refletir sobre um determinado assunto. Sem dúvida, é uma importante fonte de referência para aqueles que se interessam por educação, tecnologia e redes de comunicação. Como diz o prórpio autor, este é um livro a ser realmente lido e discutido diversas vezes.

O professor Muniz Sodré é baiano de São Gonçalo dos Campos, e é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da qual já foi diretor. Com duas dezenas de livros publicados no país e no exterior, escreveu inúmeros artigos na imprensa e em periódicos especializados, além de proferir conferências e cursos em universidades da Europa e da América Latina.

Muniz é considerado um dos pioneiros no campo dos estudos comunicacionais. Sem dúvida, um professor e pesquisador dos mais respeitados nesta área no Brasil. Sua obra é uma referência fundamental no acervo bibliográfico em língua portuguesa.

 
 
 
"Reinventando a Educação: Diversidade, Descolonização e Redes"
  Muniz Sodré

  Editora Vozes - 2012 (280 páginas)

 
Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2018 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia