Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

RESENHA: "ORGANIZE-SE NUM MINUTO", de Donna Smallin Postado em: 21/01/2018

 

Aproveitando mais um início de ano, quando a maioria das pessoas está se preparando para a correria do ano que vem pela frente, a minha dica vai para "Organize-se num Minuto", de Donna Smallin.

 

Trata-se de um livro bem interessante, num formato quase pocket, mas bastante útil e agradável. Pode ser encontrado em livrarias, várias bancas de jornal e até mesmo em lojas de departamento. No meu caso, tive a chance de ler durante as férias, sem muita convicção, confesso... Comecei folheando sem compromisso e ao final, reli algumas partes várias vezes.

 

Donna Smallin é autora de outros livros sobre o tema. Expert em organização, é conferencista e especialista em simplificação da vida e colaboradora do jornal New York Times e da revista Reader´s Digest.  A proposta da autora é clara desde o título: "Organize-se num Minuto" traz 500 dicas para pôr sua vida em ordem.

 

É óbvio que tem um pequeno apelo comercial nas "500" dicas, já que algumas são repetidas em partes distintas do livro. Mas, de uma maneira geral, são quase todas bem simples e muito úteis. E, de fato, várias podem ser implantadas em apenas 1 minuto.

 

Na verdade, todos nós lutamos para sobreviver à realidade caótica do mundo atual. E este esforço quase sempre parece em vão. Mas todos nós queremos ser organizados. Não temos tempo hoje, mas imaginamos que um dia poderemos começar esta organização. Seja franco, este dia não vai chegar! Você nunca encontrará tempo para organizar a sua vida de uma única vez, seja num fim de semana ou até mesmo nas férias. Isto é um fato.

 

Mas Donna apresenta uma proposta de comportamento tão simples quanto eficiente. Basta arranjar alguns minutos por dia e criar o hábito. Pronto, você pode ser uma pessoa organizada, mesmo que demore um pouco para se acostumar. E a autora mostra várias atitudes e idéias para você ter sucesso nesta tarefa contínua e desafiadora. Mas a recompensa é indiscutível.

 

O passo mais importante é o primeiro, portanto, COMECE!!! Você não precisa parar tudo para se organizar. Basta começar pelas coisas mais simples e acreditar que é capaz em transformar este comportamento em um hábito natural. Segundo a autora, se você se comprometer a reservar de 5 a 15 minutos por dia para organizar uma pequena área, ou começar e terminar uma pequena tarefa, os resultados são motivadores e cria um ciclo de incentivos internos que facilitam este comportamento.

 

Você poderia precisar de um fim de semana inteiro para arrumar seu quarto ou escritório. Mas você pode gastar uns 10 minutos para organizar uma gaveta ou por seus sapatos em ordem. Uma regra clássica na solução de problemas: dividir em partes e resolver uma por vêz. Bingo!

 

Faça a conta: se você investir 5 minutos por dia, terá 2 horas e meia no mês. Ou apenas 15 minutos diários renderão quase 8 horas de organização. Bem mais fácil do que se dedicar um dia inteiro "trabalhando"...

 

Eu tenho aplicado com sucesso esta idéia e recomendo. Aliás, segundo a própria Donna, se você já foi organizado em algum momento da sua vida (como no meu caso!), o resultado vem muito mais rápido pois apenas relembra suas convicções. Mesmo que não seja o seu caso, você também terá sucesso. Basta começar, hoje mesmo, se possível. Em ambos os casos, a persistência é o segredo.

 

O livro "Organize-se num Minuto" traz algumas idéias até engraçadas como, por exemplo, manter um corte de cabelo curto para não perder tempo com isso (eu gostei da sugestão e aderi!). Mas ao mesmo tempo, apresenta propostas profundas que auxiliam na educação dos filhos e no resgate de valores sociais importantes. Por exemplo, a autora sugere que os pais estimulem os filhos a doarem brinquedos antigos para outras crianças mais necessitadas. Simples, é verdade. Mas de fato, uma aula de solidariedade e cidadania. E a partir daí podemos estabelecer duas datas no ano para realizar esta tarefa educativa, e que mantém a casa organizada.

 

Aliás, em tempos de "consumismo" exagerado, Donna propõe outro hábito interessante: quando comprar algo, livre-se de alguma outra coisa. Isso vale para roupas, móveis, utensílios, etc. Uma outra idéia bem legal, seguindo o mesmo raciocínio, é a "Dieta de Tarefas". Desanuvie a mente, faça menos e delegue mais. E organize mais o seu tempo para fazer outras coisas que te proporcionem prazer.

 
Na verdade, a idéia central é que não importa onde nem como você vai começar a se organizar. O importante é DAR O PRIMEIRO PASSO de alguma forma, de qualquer forma. COMECE agora mesmo!

 

Enfim, uma boa dica para começar o ano é comprar este livro. Por apenas alguns "trocados", você ganhará um belo "empurrãozinho", não acha?

 

Abraços,

 

Marco Barcellos 

 

 
 

"Organize-se num Minuto"

Donna Smallin

Editora Gente - 2004 (282 páginas)

 

 

 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2018 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia