Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

RESENHA: EMPREENDEDORISMO (José Dornelas) Postado em: 21/07/2012

 

De fato, estamos vivenciando uma oportunidade única de marcar, de uma vez por todas, nossa relevância como país na economia mundial. E isso é um fato. Temos um enorme dever de casa, é verdade. Mas a oportunidade existe. E o brasileiro sempre foi reconhecido como um povo criativo, inovador e empreendedor, certo?

 

Mas no Brasil, ser bem-sucedido como empreendedor não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, aqueles que a conseguem tornam-se referências pela criatividade, inovação, persistência, ousadia e, na minha opinião, principalmente, pela capacidade de execução.

 

Sendo assim, o Clube do Livro indica a edição comemorativa de 10 anos do livro "Empreendedorismo - Transformando Ideias Em Negócios" de José Carlos Assis Dornelas, um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e planos de negócios, além de ser um dos conferencistas mais requesitados do país sobre assuntos relacionados.

 

A estrutura do livro consegue equilibrar uma visão acadêmica com aplicação prática de mercado. Afinal, a proposta é prover uma forma sistematizada de entender o fenômeno do empreendedorismo e de desmistificar a crença de que empreendedores de sucesso só podem ser inatos. E não por coincidência, o livro vem sendo utilizado como livro-texto de disciplinas de planos de negócios das principais escolas e universidades do país, e também como uma ferramenta de consulta fundamental de empresas de destaque na economia nacional.

 

Nos primeiros capítulos Dr. Dornelas busca explicar detalhadamente o processo empreendedor, passando pelo que ele define como a revolução do empreendedorismo, a chegada no Brasil por volta do início da década de 90 e  as questões sobre o que é possível se ensinar sobre o tema.

 

A partir deste ponto, José Dornelas entra a fundo nos aspectos práticos de como identificar as oportunidades reais, como difereciar simples ideias de oportunidades de negócios. Esta é uma prática bem interessante que, se aplicada, pode trazer excelentes resultados para empreendedores, sejam individuais ou corporativos (este, aliás, tema de outro interessante livro de Dornelas).

 

Os capítulos que se seguem são excelentes fontes de trabalho prático quando o assunto é Plano de Negócios. Absolutamente tudo sobre o tema está detalhado e depurado,  com planilhas, exemplos, modelos, fontes e afins. Como criar, quando usar e como construir. Um prêmio para o leitor! E ainda um capítulo de como auxiliá-lo a colocar em prática quando for necessária a busca de financiamento. Por fim, Dr. Dornelas ainda dá dicas sobre onde buscar assessoria para o negócio, algumas questões legais de constituição da empresa e aquelas recomendações finais ao empreendedor.

 

No caso do livro "Empreendedorismo", completar 10 anos mantendo-se relevante para o mercado editorial é sem sombra de dúvida um marco importante para o autor. Principalmente superando a expressiva marca de 150 mil exemplares vendidos neste novo ambiente multiplataforma em que vivemos atualmente. Apesar de guardar a primeira edição, é possível comprovar as grandes novidades desta edição comemorativa, super atualizada e adequada à nova realidade, como o acesso aos videocases, jogos online, atualização do conteúdo e uma cuidadosa revisão geral.

 

Ainda sobre esta nova edição, gostaria de ressaltar outra novidade, que é o infográfico da contracapa, apresentando o que ocorreu de mais relevante na úlitma década no cenário brasileiro de empreendedorismo, de uma forma bastante interessante.

 

Também destaco a inclusão de três novos estudos de caso: Caito Maia (Chilli Beans), Antonio Carbonari Netto (Anhanguera Educacional) e Wang Shu Chen (Adespec). Todos os casos muito interessantes e extremamente relevantes para o assunto, e que se somam aos outros três da edição anterior de forma sinérgica.

 

Para finalizar, uma frase do próprio autor, que escreveu em 2001 que "o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização". Pois eu afirmo que José Dornelas vai além, pois consegue fazer as coisas acontecerem, mas de forma perene e compartilhada, distribuindo o conhecimento e ajudando a construir um Brasil melhor, hoje e sempre. Sem nenhum medo de errar, vale a leitura!

 
 

EMPREENDEDORISMO

Transformando Ideias Em Negócios

Edição Comemorativa de 10 Anos

José Dornelas

Editora Campus, 4ª Edição, 2012

260 páginas
 
 
Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia