Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

RESENHA: A TRÍADE DO TEMPO (Christian Barbosa) Postado em: 23/05/2012
 
Uma evolução no modelo de produtividade pessoal

 

Não há dúvida que organização é um dos principais desafios dos profissionais de hoje em dia. Excesso de reuniões, pressão por resultados, emails e falta de prioridades. Nada melhor do que começar o ano indicando um livro que aborda três temas fundamentais: Administração do Tempo, Gestão do Conhecimento e Tecnologia.

 

O livro "A TRÍADE DO TEMPO" é ideal para quem se identifica com os temas (e problemas!) descritos acima. Seu autor é o paulista Christian Barbosa, cientista da comunicação e um dos maiores especialistas em produtividade, colaboração e, é claro, administração do tempo.

 

Reunindo conceitos práticos, simples e comprovados por pesquisas, o autor criou uma metodologia para organizar a vida e aumentar sua produtividade.

 

Após um belo prefácio "testemunhal", assinado por Gustavo Cerbasi (seu parceiro em outro livro), o "nerd" Christian explica por que escolheu este tema, como pesquisou mais de 40 mil pessoas em diversos países e, a partir daí, criou uma metodologia que contempla desde dicas práticas sobre organização de armários, pastas e documentos, até ferramentas para priorização de atividades, gerenciamento de emails e gestão de conhecimento.

 

O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, o autor propõe um upgrade na gestão do tempo, mostrando a necessidade de mudanças de hábitos pessoais para conquistar um novo padrão de vida. Mudar e ter sucesso depende apenas de você, desde que tenha consciência do poder das escolhas.  Enfim, já estava na hora de modernizar a administração do tempo, certo?

 

O conceito de "Tríade do Tempo" é apresentado no capítulo 3. Para Christian, o tempo é uma trindade e ele a divide em três esferas: urgente, importante e circunstancial. A proposta básica é a mudança de um paradigma estabelecido há décadas, que é a existência simultânea de atividades importantes e urgentes. A utilização da Tríade do Tempo serve como um verdadeiro indicador de parâmetros e resultados da metodologia.

 

O primeiro passo é identificar a sua própria tríade, para depois reduzir as suas esferas da urgência e das circunstâncias. Através de conceitos básicos (descarregar, planejar, antecipar, priorizar e equilibrar), é possível assumir a responsabilidade e concentrar-se na esfera da importância.

 

A segunda parte do livro explica em detalhes a metodologia propriamente dita, que possui cinco fases distintas da aplicação. Você vai aprender como buscar a sua identidade, definir suas metas, planejar para preparar seu caminho e, por fim, entrar na fase da execução.

 

Para identificar quem é você de verdade, é necessário entender e priorizar seus diversos papéis e pessoas-chave, identificar seus relacionamentos e buscar o equilíbrio entre os corpos físico, mental, emocional e espiritual.  As suas metas devem apontar um rumo para sua vida e o autor utiliza o modelo SMART, criado pelo mestre Peter Drucker, além de oferecer dicas para conectar suas metas para toda a vida.

 

O planejamento pode ser organizado em projetos e ser dividido em anual, mensal e semanal, de forma a estruturar suas prioridades. Em seguida é hora de arrumar sua bagunça pessoal através dos vários níveis de organização.

 

Neste ponto, Christian apresenta um dos temas mais importantes do livro, que é o conceito de taxonomia pessoal, fundamental na organização de todo o processo. Talvez seja este o conceito mais inovador em toda metodologia. Originalmente, taxonomia é um amo da biologia que se ocupa da classificação natural dos seres vivos. Quando aplicado à ciência da computação, o conceito destina-se às técnicas de classificação, categorização, agrupamento e hierarquização das informações. Por isso, a taxonomia pessoal é tão importante na metodologia proposta.

 

O que torna "Tríade do Tempo" tão interessante é que o autor sempre procura demonstrar que a simplicidade pode ser a chave da solução de muitos problemas. Por isso, ele ainda apresenta uma quarta trindade: a do comprometimento, que baseia-se em praticar com vontade e disciplina, adaptar às suas características e, principalmente, compartilhar seu sucesso para ajudar outras pessoas.

 

Para encerrar, nada melhor que uma citação que aparece logo no início do livro: "a vida é curta, por isso não faça dela um rascunho, pois pode não dar tempo de passá-la a limpo".

 

Então, vamos organizar a bagunça?

Boa leitura!

 
 
 

A TRÍADE DO TEMPO

Um modelo comprovado para organizar sua vida
e aumentar sua produtividade e seu equilíbrio

Christian Barbosa

Editora Sextante, 2011

248 páginas

 

 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (1)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Comentários
Postado em: 15/05/2013 às: 10:07 Por: Ã?gacy Celestino Jr (ajcelestino@hotmail.com)
Eu tenho um exemplar deste livro e realmente é rico em muitos aspectos entre dicas, argumentos, equilíbrio, organização na produtividade de nosso dia a dia. Um divisor de água entre nossa maneira rotineira de viver, onde achamos o tipo adequado para nosso caminhar na luta diária e a forma correta de se envolver com a vida por não apenas usufrui-la, mas vivê-la intensamente com sentido, sabendo o que faz . Eu RECOMENDO!
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia