Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor de Marketing & Relações Públicas da Cisco do Brasil. Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP, formado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão de RH, trabalhou em multinacionais de TI.

marcobar@cisco.com

RESENHA: DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES (Buckingham & Clifton) Postado em: 04/06/2012

 

Infelizmente, a maioria de nós tem pouca noção de seus pontos fortes. A cultura predominante faz com que, em geral, passemos a vida com os pais, professores e chefes apontando nossos pontos fracos. E crescemos tentando remediá-los. Na maioria das vezes, acabamos nos tornando peritos em nas deficiências, o que faz com que nossos resultados fiquem limitados entre sucessos parciais e fracassos totais.

 

A proposta central do livro "Descubra Seus Pontos Fortes" é ajudar a identificar seus talentos e como desenvolvê-los até que se tornem uma atividade produtiva. A partir de um estudo realizado pelo Instituto Gallup junto a mais de 2 milhões de pessoas em cerca de 100 empresas e em 63 países, os autores ajudam a identificar quais são as áreas onde se localiza o seu maior potencial de crescimento profissional e humano.

 

Aliás, os autores parecem praticar o conceito uma vez que a combinação dos pontos fortes foi perfeita para a criação desta obra. Marcus Buckingham, vice-presidente sênior do Instituto Gallup e organizador de palestras pelo Washington Speakers Bureau, enquanto Donald O. Clifton, considerado o "pai da psicologia dos pontos fortes" é o idealizador do teste que é a base do livro. O resultado é impressionante sob a perspectiva da aplicação prática na gestão de pessoas e carreiras.

 

Esta revolução dos pontos fortes proposta pelos autores é baseada em duas premissas nas quais as organizações devem se apoiar para atingir o sucesso: os talentos de cada pessoas são permanentes e únicos, e o maior potencial de crescimento de cada pessoa está nas áreas onde ela tem seu ponto mais forte. A partir daí é possível mudar o enfoque de corrigir defeitos para desenvolver os talentos.

 

Para definir a anatomia de um ponto forte, os autores buscam exemplos de vidas realmente produtivas como a do mega investidor Warren Buffet. Seu sucesso se deve ao fato de que sempre permanece fiel ao que já sabe sobre seus pontos fortes, ao invés de ceder às tentações para mudar sua linha de ação na condução de seus negócios.

 

E o livro passeia por diversos  casos de personalidades de sucesso comprovado. Para definir os conceitos de ponto forte, são utilizados exemplos como o golfista Tiger Woods, o visionário Bill Gates, o músico Cole Porter, o general Collin Powell e o treinador Phill Jackson. Cada um deles alcançou o sucesso e a auto-realização no trabalho em campos muito diferentes porque jogaram conscientemente com seus pontos fortes.

 

Para construir sua vida ao redor de seus pontos fortes, é necessário primeiro compreender que os talentos são seus padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sensação ou comportamento que podem ser usados produtivamente. A partir daí, os autores introduzem três ferramentas práticas: como distinguir talentos naturais de coisas que você pode aprender, um sistema para identificar seus talentos dominantes e uma linguagem comum para descrever seus talentos.

 

A maior contribuição deste livro é apresentar um programa que inclui um teste na internet que o ajudará a reconhecer suas maiores habilidades. Seguindo a metodologia, você será convidado a realizar um teste para descobrir quais são os seus cinco maiores talentos. Para isso, você precisará de um código de identificação pessoal impresso no verso da quarta capa do livro.

 

São 34 os temas que representam a fonte de seus pontos fortes, como por exemplo, adaptabilidade, competição, disciplina, organização, entre outros. De fato, você consegue identificar seus próprios talentos e, de uma forma estruturada e testada, colocá-los para trabalhar a seu favor. Mas lembre-se: você não pode desenvolver novos temas se não gostar dos que tem.

 

No último capítulo, os autores apresentam um guia prático de como aplicar esses conceitos para construir uma organização baseada nos pontos fortes. São exemplos bem definidos como novos sistemas para seleção de funcionários, gerenciamento de desempenho e desenvolvimento de carreira.

 

Enfim, descobrir seus pontos fortes, aplicá-los de forma produtiva e administrar seus pontos fracos é uma nova visão na administração moderna das empresas e na gestão de pessoas. Este livro apresenta uma forma de usar seus pontos fortes como alavanca para obter resultados excepcionais em seu desenvolvimento pessoal, na sua atuaçao como líder e também no crescimento de sua organização.  

 

 
  

DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES

Um programa revolucionário que mostra como desenvolver seus talentos especiais e os das pessoas que você lidera

Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, Ph.D.

Editora Sextante, 2006

270 páginas

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (1)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Comentários
Postado em: 11/06/2012 às: 18:59 Por: Edison R Morais (ermorais@uol.com.br)
Marco, muito boa sua resenha. Esse livro vem bem de encontro à linha mais recente de treinamento que, ao contrário do que se fazia, em procurar focar as deficiências do treinando, procura identificar e focar em seus pontos fortes. Assim, aproveita-se melhor as potencialidades do indivíduo. Obviamente, será dada atenção aos pontos fracos, porém não com intensa ênfase como se fazia e se desprezavam os talentos do indivíduo. Abraços.
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2014 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia