Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

barcellos.66@gmail.com

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor Postado em: 23/04/2017

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, data oficializada pela Unesco em 1996 e que é festejada em mais de cem países.  A data foi criada para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem um novo respeito pela contribuição dos autores de livros através dos séculos.

O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha, mas começou a ser celebrada inicialmente em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, o famoso escritor espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Na região espanhola da Catalunha esta data é o Dia de São Jorge, da Rosa e do Livro: o dia do padroeiro, do amor e da cultura. As mulheres recebem flores dos homens e retribuem presenteando-os com livros.

Além do Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril também se assinala outra data importante para o mercado editorial, que é o Dia Mundial do Direito de Autor. Daí o nome correto e atual, que é "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", e foi instituída para marcar também o papel da valorização da propriedade intelectual.

Mais tarde, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude desta data também marcar o falecimento de outros escritores famosos, como o escritor catalão Josep Pla, e o dramaturgo inglês William Shakespeare. Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov e Manuel Mejía Vallejo.

De qualquer forma, todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Diversas escolas e organizações celebram o Dia Mundial do Livro com ações que procuram sensibilizar em especial os mais novos para o papel dos livros no nosso aprendizado e crescimento enquanto indivíduos.

Nesse ano, a personagem Mafalda, criada há 50 anos pelo cartunista argentino Quino, será um dos destaques da celebração. Na sede da Unesco, em Paris, o público poderá conferir uma exposição sobre as tirinhas.

Além desta data, vale citar também o Dia Mundial da Poesia, celebrado no 21 de março, e o Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de Outubro.
 
Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (0)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia