Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Fabiana Sanches

Coach e mentora em RH, psicóloga organizacional pós-graduada em Pedagogia Empresarial, consultora em gestão de pessoas, especialista em recrutamento e seleção por competências, treinamento e desenvolvimento, orientação de carreira e vocacional, avaliação psicológica e descrição de cargos. Atua também como educadora no Senac, presencial e à distância, sobre Empregabilidade e orientação/preparação para o mercado de trabalho.

psicfabi@gmail.com

SÉRIE EMPREGABILIDADE - Como enviar o Currículo Postado em: 23/06/2009
Caros leitores!

No artigo anterior, falei das dicas sobre elaboração do Currículo. Hoje, abordo questões determinantes sobre o envio deste tão importante documento.

As Cartas de Apresentação, que antigamente eram escritas com linguagem rebuscada (Ex. Vossa Senhoria, .venho requerer, . nesta conceituada empresa, etc),  e extensas, falando muito e dizendo pouco, hoje estão com outra estampa. O discurso é colocado no corpo do e-mail mesmo, o conteúdo é objetivo (ou deve ser) e abrange um breve resumo da área de atuação do candidato.

Lembro-me que eu via inúmeras Cartas de Apresentação e lia aquelas muitas palavras sem encontrar o que eu procurava, que era a formação do candidato, a vaga ou o cargo a que ele estivesse se candidatando ou a área de atuação. Ficava frustrada e levava mais tempo para fazer a triagem dos currículos.

Hoje, o veículo mais usual de envio de currículos é a Internet, mas as empresas ainda os recebem via correio ou entregues pessoalmente. As regras valem para todas as maneiras de envio!

Como temos que viabilizar a comunicação e otimizar o tempo de todos, sugiro algumas práticas aos candidatos.

Dicas para o envio do CV:

  1. Use linguagem adequada e formal, mas não rebuscada; jamais gírias, nem linguagem de Internet;
  2. Cuidado com apelidos e nomes sugestivos em seu endereço de e-mail;
  3. Comunique/peça às pessoas a quem você for utilizar os telefones para recados;
  4. No assunto, sempre coloque seu interesse: CV Analista de Sistemas, etc.; e não somente CV ou Ajuda;
  5. Não panflete seu CV;
  6. Seja formal, educado e discreto;
  7. Mostre objetividade, coerência e maturidade;
  8. Não demonstre intimidade com o Selecionador (a);
  9. Não use frases bíblicas no corpo do e-mail, tampouco no currículo;
  10. Se for enviar para vários endereços de uma vez, não se esqueça de colocar em CCO (Com Cópia Oculta ou Cópia Carbono Oculta) pela sua própria privacidade.

A linguagem de Internet, apesar de já estar consolidada por este veículo de comunicação, não deve ser utilizada na situação de busca de emprego e envio de e-mail´s profissionais e/ou comerciais, pois a ocasião exige formalidade e cautela. Não se deve dar margens a diferentes interpretações que, quiçá, alguns termos e abreviações possam causar a quem recebe.

Cuidado com apelidos ou nomes sugestivos no endereço de e-mail, afinal, não fica bem para o candidato quando o Selecionador receber seu currículo com a conta: paulinhaaaaa@..., gatinhamanhosa@..., tigrao@..., agostosa@..., tiquinho@..., avantajado@..., etc..., como eu mesma já me deparei algumas vezes.

Essa dica vale também, para as mensagens de secretária eletrônica. Vejam  o que eu já ouvi: "Quem incomoda?" ou "Você ligou na hora errada", ou ainda aquelas sem graça, simulando que não se trata de uma gravação, do tipo "Alô., alô, não estou em casa agora". Se qualquer membro da família estiver em busca de emprego, o teor do recado na secretária deve ser, no mínimo, neutro. Mensagens mal educadas, desrespeitosas ou engraçadinhas fazem com que os Recrutadores desistam de deixar recados e agendar uma entrevista, obviamente.

Quando você colocar em seu CV, os números de telefone para recado, não se esqueça de pedir autorização à pessoa e informá-la, que talvez, ela poderá receber chamadas em seu nome. Um contato de recado desavisado pode acabar com sua credibilidade sem o saber ou querer. Evite transtornos.

Afinal, os candidatos são responsáveis por se fazerem encontrar. Não sejam incomunicáveis!

O uso da discrição é prudente. Se você estiver utilizando o endereço eletrônico de sua empresa atual para enviar Currículo, iludido achando que ninguém saberá, tenha consciência de que o departamento de TI pode ter acesso e rastrear a correspondência de qualquer funcionário. Não há necessidade de se expor e correr o risco de ser desligado por justa causa. Envie o CV de sua casa ou procure uma Lan House, que já são em grande número, atualmente.

Abaixo, um exemplo simples de Carta de Apresentação a uma vaga de Operador de Telemarketing para Z. Sul:

Assunto: CV Operadora de Telemarketing - Z. Sul

Bom Dia

Envio meu CV anexo, ref. à vaga Operador de Telemarketing para a Zona Sul.

Tenho vivência de dois anos na função com Atendimento híbrido, produto cartão de crédito e resido em Santo Amaro.

Agradeço a atenção.

Ana Beltrana Fictícia
ana@xxxxx.com.br
(11) 0000-0000
(11) 0000-0000

A panfletagem de currículos, ou seja, quando o candidato, num ato desesperado ou impensado, envia seu CV a todo e qualquer anúncio, incluindo aqueles que não dizem respeito ao seu perfil profissional, é uma prática assaz condenável pelas empresas ou por quem anuncia vagas. Tal atitude acaba comprometendo a imagem do candidato, sugerindo que talvez, ele não tenha coerência ou não tenha entendido o anúncio ou ainda, tenha se imposto à empresa ou à vaga.

Outra dica importante: não envie seu CV mais de uma vez para o mesmo anúncio, não é preciso. Se você não recebeu retorno, é porque não preenche todos os requisitos, porque seu CV ainda não foi avaliado, ou por qualquer outro motivo pertinente. Saiba que os currículos são nossas ferramentas de trabalho, não se preocupe!

Tenha consciência de que o seguinte pensamento não é produtivo: "Vou enviar meu CV porque, quem sabe, surja alguma vaga para mim depois". Quando surgir e se surgir uma vaga condizente com aquele CV panfletado, a empresa fará um novo anúncio e não buscará em seus e-mails antigos. Mesmo porque, quando o Selecionador recebe um CV panfletado, a tendência é a que ele delete no mesmo instante.

No assunto sempre deve constar o objetivo do e-mail. No caso de envio de CV, mencione seu cargo ou área. Um Selecionador de consultoria de RH costuma receber uma grande quantidade de currículos por dia. Facilite a vida dele e a sua, demonstrando que você é prático e objetivo. Essa dica serve para todos os assuntos, não só para envio de CV.

Por fim, algumas frases a evitar quando for enviar seu CV:

"Por gentileza, analise com carinho";
O termo "carinho" não cabe neste contexto. A relação candidato-empregador é estritamente profissional. Lembre-se, o Selecionador não te conhece e a empresa não é assistencialista. A contratação de um profissional faz parte de uma troca, não é um favor que a contratante faz ao contratado. Portanto, não existe carinho e sim, profissionalismo de ambas as partes.

"Por favor, me dê uma forcinha";
Da mesma forma que não existe carinho, tampouco "força", expressão coloquial muito utilizada quando alguém está pedindo algo a alguém, não somente emprego. Reflita: o que quer dizer "forcinha"? Será que o candidato pensa que o Selecionador o incluirá em algum processo seletivo por dó ou carinho? E se sujeitará a comprometer sua carreira, seu profissionalismo e eficiência como profissional de Seleção perante aos seus superiores? Não, meus caros. Seleção nada mais é do que uma estratégia para captar profissionais qualificados no mercado a fim de preencherem necessidades reais das empresas. Os profissionais de Seleção já têm que lidar com candidatos indicados pela chefia e que, infelizmente, muitas vezes, não condizem com o perfil da vaga. Esta situação se caracteriza complexa pela delicadeza, exigindo grande traquejo do RH. Por isso, muito provavelmente, o pessoal de RH não se comprometerá por ele mesmo, a dar "forcinha por carinho".

"Aguardo seu retorno agendando uma entrevista";
Tal frase pode transmitir prepotência ao Selecionador por parte do candidato. Cuidado com a linguagem escrita! O agendamento de uma entrevista é o desejo (e necessidade) de todos que estão em busca de colocação, mas, só acontecerá se o currículo preencher os requisitos básicos, se o processo de seleção não tiver ocorrido ainda, se a vaga não for cancelada ou suspensa antes, se der tempo do Recrutador ler o documento (já que ele recebe inúmeros, pode acontecer dele agendar uma seleção com os primeiros recebidos e preencher a vaga), enfim, existem inúmeros motivos para não ocorrer um agendamento. Às vezes, o candidato pensa que está dentro dos quesitos estabelecidos da vaga, mas não atende a todas as exigências e a empresa tem critérios outros. Acabei respondendo aos que me perguntam: "Por que será que não fui chamado para a entrevista, já que eu estava dentro do perfil da vaga?".

"Aguardo uma resposta com urgência";
Da mesma maneira que descrevi acima, esta frase também pode remeter o Selecionador a imaginar um candidato manipulador e autoritário. O candidato tem urgência, contas a pagar, pressa, mas o empregador não precisa saber, nem deve. O controle da ansiedade é fundamental, até porque, o mercado de trabalho busca pessoas que lidem bem com pressão (que é a situação de desemprego).

"Espero estar dentro do perfil solicitado, pois julgo-me competente, apto, sei trabalhar em equipe., etc";
A auto-avaliação não é necessária no corpo do e-mail durante a apresentação, nem no currículo. A imagem que se tem de si mesmo pode não corresponder à realidade, portanto, tal tática não se mostra fidedigna. Se a empresa julgar necessário, aplicará métodos de avaliação nos candidatos.

"Espero ser chamado logo, pois estou desesperado!";
Jamais se exponha de tal maneira, pois isso denota total falta de controle, de discrição, de profissionalismo, de formalidade. E como eu já disse, as organizações não fazem caridade, ao contrário, elas querem os melhores, em todos os aspectos!

"Deus te abençoe ou Jesus te ama".
Como mencionei no artigo anterior, não misture profissão com religião, já que são assuntos totalmente diferentes. Não há necessidade. Caso o Selecionador pergunte ao candidato sobre sua religião, durante a entrevista, aí sim, deve ser respondido (se o interpelado se sentir à vontade para tal).

Enfim, tentei explicitar ao máximo situações que acontecem e o que é esperado dos candidatos.

Por favor, não me julguem dura demais! Estou disponível a dúvidas e comentários!

Abraço forte,


 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (27)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Comentários
Postado em: 20/06/2012 às: 17:42 Por: Fabiana (fabianafguido@yahoo.com.br)
Prezada, gostei dos comentários a respeito de curriculo e tenho uma dúvida: Participei de umprocesso seletivo, porém na época não fui aceita, gostaria de saber como faço para reenviar meu cv novamente.
Postado em: 28/08/2010 às: 10:42 Por: Rosemary Gomes Sampaio (rosemary.sampaio@ig.com.br)
Agradeço seus conhecimentos postados aqui.Realmente me ajudou muito .Penso que ja cometi alguns desses erros. Ontem participei de uma entrevista e devo ter cometido outros tantos erros ,mas com o tempo se aprende.
Postado em: 29/06/2010 às: 19:11 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Oi Rosemar Muito obrigada pelo comentário e pelos parabéns. Volte sempre ao Blog. Abraço! Fabiana
Postado em: 26/06/2010 às: 02:33 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Oi Rosemar Muito obrigada pelo comentário e pelos parabéns. Volte sempre ao Blog. Abraço! Fabiana
Postado em: 15/04/2010 às: 11:36 Por: Rosemar Maria Ribeiro Martins (rosemribeiro@uol.com.br)
falar a verdade sempre ajuda,estas dicas são preciosas parabéns.
Postado em: 04/09/2009 às: 02:17 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Olá Junior, meu leitor assíduo!

Gosto muito de receber seus comentários!

Obrigada e até a próxima!

Abraços,
Fabiana
Postado em: 04/09/2009 às: 02:16 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
(Continuando com Ana Gois)

Permaneceremos com seu currículo para oportunidades futuras. Desejamos sucesso!"

Espero ter contribuído!
Abraços
Fabiana
Postado em: 04/09/2009 às: 02:15 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Olá Ana, tudo bem? Muito obrigada pelo elogio e pela confiança em me perguntar algo tão importante. Além da simpatia na postura e na voz, demonstrando genuína atenção ao candidato, você pode dizer: "Olá Beltrano, tudo bem? Sou a Ana da empresa X e liguei para te dar um retorno ref. ao processo seletivo que participou conosco para a vaga Y. Agradecemos muito sua participação (ou seu interesse em atuar aqui na empresa), mas infelizmente, agora não faremos sua contratação. (Continua)
Postado em: 01/09/2009 às: 09:37 Por: Junior Ribeiro (neucir.junior@gmail.com)
Olá Fabiana,

Muito bom este artigo!

Altas dicas e ainda exemplos claros de erros que muito cometem ao elaborar e enviar seus currículos.
Seus artigos tem contribuido bastante para a melhora profissional.

Muito obrigado!!!!

Abraços,

Junior Ribeiro
neucir.junior@gmail.com
Postado em: 27/08/2009 às: 10:33 Por: Ana Gois (annagois@hotmail.com)
Olá Fabiana,

Muito bom seu artigo.
Solicito sua ajuda para uma dificuldade atual: estou com muitos candidatos que foram reprovados num Processo Seletivo e gostaria de um texto "agradável" para dar esse resultados a eles, por telefone.
Aguardo!
Desde já agradeço!

Att, Ana Gois
Postado em: 22/08/2009 às: 00:49 Por: Juliana Sbarai (jusbarai@hotmail.com)
Olá Fabiana!

Excelente artigo, parabéns! Sou uma profissional da área de RH, e suas palavras traduzem perfeitamente o que temos de ideal para a área de R&S. Espero que seu artigo atinja um grande numero de profissionais em busca de recolocação.

Sucesso!

Um grande abraço, Juliana.
Postado em: 22/08/2009 às: 00:49 Por: Juliana Sbarai (jusbarai@hotmail.com)
Olá Fabiana!

Excelente artigo, parabéns! Sou uma profissional da área de RH, e suas palavras traduzem perfeitamente o que temos de ideal para a área de R&S. Espero que seu artigo atinja um grande numero de profissionais em busca de recolocação.

Sucesso!

Um grande abraço, Juliana.
Postado em: 22/08/2009 às: 00:49 Por: Juliana Sbarai (jusbarai@hotmail.com)
Olá Fabiana!

Excelente artigo, parabéns! Sou uma profissional da área de RH, e suas palavras traduzem perfeitamente o que temos de ideal para a área de R&S. Espero que seu artigo atinja um grande numero de profissionais em busca de recolocação.

Sucesso!

Um grande abraço, Juliana.
Postado em: 30/06/2009 às: 18:09 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Oi Lilian


Que bom saber que encontro cumplicidade pelo caminho.

Volte sempre ao Blog!

Abraços
Fabiana
Postado em: 30/06/2009 às: 18:06 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Oi Fátima!


Que bom que consegui te ajudar.

Quando encontrar seu objetivo, por favor, compartilhe!

Abraços
Fabiana
Postado em: 30/06/2009 às: 18:03 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Olá Eduardo


Muito obrigada pelo elogio.

Apareça sempre aqui no Blog.

Abraços
Fabiana
Postado em: 30/06/2009 às: 11:18 Por: Lilian (liliancastro@businesswoman.com.br)
Parabéns, Fabiana. Muito bom mesmo!
Falou exatamente tudo que nós selecionadores, gostariamos de dizer a todos os candidatos.
Excelente!
Postado em: 30/06/2009 às: 10:24 Por: Fátima Carvalho (crref@ig.com.br)
Olá Fabiana,
Gostei muito do teu artigo, ele será de grande ajuda na minha busca.
Postado em: 30/06/2009 às: 09:12 Por: Eduardo Santana (egssantana@gmail.com)
Parabéns Fabiana, muito bom o seu artigo.
Postado em: 26/06/2009 às: 21:46 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Obrigada, Cleuza!

Essa é a minha intenção, elucidar.

Se bem que eu falo muito!

Abraços
Fabiana
Postado em: 26/06/2009 às: 16:27 Por: CLEUZA (casanches@fazenda.sp.gov.br)

ADOREI SEU ARTIGO, COM ELE VC CONSEGUE

TIRAR TODAS AS DÚVIDAS DOS CANDIDATOS

PARABÉNS,
CLEUZA
Postado em: 26/06/2009 às: 16:27 Por: CLEUZA (casanches@fazenda.sp.gov.br)

ADOREI SEU ARTIGO, COM ELE VC CONSEGUE

TIRAR TODAS AS DÚVIDAS DOS CANDIDATOS

PARABÉNS,
CLEUZA
Postado em: 26/06/2009 às: 02:24 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Oi Sudan!

Agradeço a atenção e o elogio.

Espero sempre receber seus comentários!

Abraços
Fabiana
Postado em: 26/06/2009 às: 02:22 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Olá Vera!

Muito obrigada pelos elogios!

Volte sempre!

Fabiana
Postado em: 25/06/2009 às: 14:39 Por: Sudan Trevisani Martins (sudanmartins@hotmail.com)
Olá Fabiana, acompanho as tuas mensagens no grupo do João Honório e ao ver este link me surpreendi com a clareza e objetividade que você propôs ao assunto.
Parabéns!
Postado em: 25/06/2009 às: 14:37 Por: Sudan Trevisani Martins (sudanmartins@hotmail.com)
Olá Fabiana, acompanho as tuas mensagens no grupo do João Honório e ao ver este link me surpreendi com a clareza e objetividade que você propôs ao assunto.
Parabéns!
Postado em: 24/06/2009 às: 19:06 Por: Vera Martins (veramartins@assertiva.com.br)
Fabiana, parabéns pelo artigo. Muito didático e educador., pois deixa muito claro o cuidado com seu CV, um cartão de apresentação tão importante.

Um abraço
Vera Martins
Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia