Busca: Nossos Servicos: RSS - O quê é isso?
Home do Blog Fabiana Sanches

Coach e mentora em RH, psicóloga organizacional pós-graduada em Pedagogia Empresarial, consultora em gestão de pessoas, especialista em recrutamento e seleção por competências, treinamento e desenvolvimento, orientação de carreira e vocacional, avaliação psicológica e descrição de cargos. Atua também como educadora no Senac, presencial e à distância, sobre Empregabilidade e orientação/preparação para o mercado de trabalho.

psicfabi@gmail.com

SÉRIE EMPREGABILIDADE - Dicas sobre a Elaboração do Currículo Postado em: 11/05/2009

Olá pessoas!

O objetivo desta coluna é o de trazer dicas importantes aos candidatos e também, aos profissionais que estejam iniciando na área de Recursos Humanos, no que diz respeito a Recrutamento e Seleção e Treinamento. Vamos focar também, as falhas mais comuns nesse meio.

As primeiras dicas referem-se à Elaboração do Currículo, que é o cartão de visitas do profissional e o primeiro instrumento capaz de fornecer uma imagem do candidato ao Selecionador.

Ressalto que não existe uma única maneira específica e correta de se elaborar o currículo. Se for pedido a dois Selecionadores que analisem um mesmo CV, cada um terá uma opinião diferente em relação à ordem de aparecimento dos itens e à estética. Portanto, falarei aqui, da maneira que mais me agrada e satisfaz quando eu analiso um CV.

1. Em se tratando da ordem de aparecimento dos itens, sugiro:
 
Nome
Endereço completo
(com telefones, e-mail, site) (se residir próx. a algum metrô, cite)
Dados Pessoais (data de nascimento, estado civil, filhos)
Objetivo Profissional
Formação Acadêmica (se for graduado ou pós-graduado, não cite ensino médio)
Qualificações (você pode escolher colocar as atribuições em tópicos neste item, ou descrevê-las embaixo de cada empresa, neste último caso, não terá o item Qualificações)
Trajetória Profissional (em ordem decrescente, a mais recente aparece primeiro)
Informática
Idiomas (citar somente, se tiver fluência ou conhecimento intermediário) (a língua nativa não conta como idioma)
Cursos (também, em ordem decrescente)
Informações complementares (viagens a trabalho, viagens internacionais, realização de trabalhos voluntários e sociais)

2. Digitar qualquer dado errado e não revisar depois é como chamamos "um tiro no próprio pé". Já me deparei muitas vezes, com CV´s com nº de contato errado ou desatualizado ou ainda, sem endereço de e-mail. E neste caso, os dois perdem, o Selecionador e o candidato.

3. Se seu Bairro não for muito conhecido, por exemplo, Jd. Maria Linda, coloque a região: Zona Sul ou Santo Amaro, para facilitar a triagem. Em algumas situações, os candidatos me diziam: "Desculpe, elaborei o CV em cima da hora e não o atualizei". O CV é o primeiro veículo ou ferramenta que o Selecionador tem em relação ao candidato, portanto, conclua que não adianta entregá-lo ao recrutador, desatualizado ou feito às pressas. Mesmo que seja chamado para uma entrevista sem antecedência, dê atenção especial ao CV e jamais diga ao Selecionador que o fez "nas coxas", pois passará uma péssima impressão, de negligente ou desorganizado. Vale lembrar que, mesmo que você esteja trabalhando e feliz no emprego, seu CV tem que ser ou estar atualizado constantemente.

4. Procure utilizar fontes mais comuns e padronizadas, como Arial, Times New Roman, Verdana, tamanhos 11 ou 12, assim, você não correrá o risco de seu CV aparecer desconfigurado na tela do recrutador. Não use fontes diferentes, escolha uma para todo o CV. Fonte pequena ou diferente passa a impressão de confusão. Não cause nenhum tipo de desconforto ao Selecionador, fazendo-o usar uma lupa para ler seu CV, tampouco, utilize tamanho de letra muito grande, pois poderá parecer que está tentando impressionar e demonstrar que tem conteúdo.

5. Quantidade ideal de páginas: duas. O Selecionador não dispõe de muito tempo para ler um currículo com mais de duas páginas, pois poderá até dispersar a atenção. O tempo médio de análise é de 1 a 2 minutos por CV, até menos. Não vale quando o documento fica com aspecto espremido. Altere as margens para conseguir uma estética melhor.

6. A linguagem rebuscada quer dizer muito requintada, incomum, difícil e não é aconselhável utilizá-la no CV. O "Vossa Senhoria" já está ultrapassado há tempos e a linguagem muito formal soa falsa. Tente ser o mais natural possível, conciliando formalidade com linguagem adequada. A expressão "Curriculum Vitae" também não é mais utilizada, coloque no alto, seu nome em destaque. Não abrevie, pois o CV é um documento formal e existem homônimos. Exemplo: se o nome for Ana Maria Beltrana Fictícia, mantenha no início. Mas, se quiser utilizar o nome comercial, Ana Fictícia, coloque este no rodapé em fonte tamanho 8 ou 9.

7. Ao invés da idade, coloque Data de Nascimento, pois nunca ficará desatualizada.

8. Quanto ao Estado Civil, o que vale é a situação oficial. Coloque o Estado Civil real (Solteiro, se for o caso), mas se conviver maritalmente, mencione a informação entre parênteses.

9. Se tiver filhos, cite a quantidade, mas não precisa citar nome e idade.

10. O OBJETIVO deve ser muito bem definido. Antes de citar no CV, defina-o para você, primeiro. Vários objetivos no mesmo CV, por exemplo: Área Administrativa, Secretária ou Auxiliar de RH, além de confundir o Selecionador, transmite a imagem de que você possa ser confuso ou sem determinação e foco. Defina em qual área deseja investir e atuar.

11. Nem pense em colocar informações falsas no CV, que não possam ser comprovadas. Porque esta atitude, além de denegrir sua imagem, acaba com sua credibilidade. Se o recrutador apenas desconfiar que alguma informação não proceda, ele poderá descartar seu CV antes de agendar uma entrevista.

12. Não coloque informações irrelevantes, como nºs de documentos, características pessoais, profissão dos pais, hobby, pois, não tem necessidade. Os números de documentos são necessários somente no momento da contratação. Suas características de personalidade serão avaliadas pela empresa, se ela julgar pertinente e as demais informações são colhidas durante a entrevista pessoal.

13. Quanto à foto, insira-a somente se o Selecionador pedir. Afinal, o que está em questão é sua capacidade profissional, não sua aparência pessoal. Algumas profissões fazem com que as empresas solicitem foto, que são as Recepcionistas em geral, Hostess, Gerentes de lugares públicos, como Restaurantes, Bancos, locais de entretenimento, enfim, as profissões que têm contato direto com pessoas. Mas, isto também, não é uma regra. Já recebi muitos CV´s com fotos e me assustei. Fiquei me perguntando por que o candidato quis se expor daquela forma tão sem propósito, com roupas inadequadas (propícias à praia ou festas, por exemplo), ou ainda, sensuais.

14. Cuidado para não misturar religião com profissão. As pessoas que colocam frases bíblicas no CV podem passar uma imagem (talvez, equivocada) de "doutrinadoras", como se o candidato quisesse induzir o Selecionador a refletir sobre Deus, espiritualidade ou religião no momento da análise do CV. Os Selecionadores não são contra as religiões, apenas esta atitude de alguns candidatos, está fora de contexto.

15. Ufa! Falei demais? Agora, penso que vocês já devem conseguir elaborar um excelente CV, com clareza, objetividade e o mais fidedigno possível à vivência de cada um.

Em nosso próximo encontro, falarei das maneiras de envio do CV; aguardem.

Forte abraço!


 

Veja todos Artigos deste(a) Blogueiro(a) [Comentar (14)] [Enviar por e-mail] [Regras de Uso]

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
máximo caracteres.
 
Comentários
Postado em: 11/10/2010 às: 12:03 Por: cleuzeny ferreira da silva couto (cleuzeny21@hotmail.com)
Bom dia gostaria de fazer patrte desta equipe, como faço para enviar um curriculum?
Postado em: 04/11/2009 às: 09:19 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Oi Rosangela

Volte sempre ao Blog e obrigada pelo comentário.

Forte abraço!
Fabiana
Postado em: 29/10/2009 às: 21:39 Por: Rosangela (SERT/SENAC0 curso Téc. Secretariais (rosangelarfs@hotmail.com)
Já aprendemos à elaborar um C.V. com a prof. Damares,mas nunca é demais relembrarmos, tenha certeza que estarei passando por aqui sempre para pegar algumas dicas. Obrigada.
Postado em: 30/06/2009 às: 11:10 Por: Fátima Carvalho (crref@ig.com.br)
Dicas super legais! Muito úteis!!!!! Parabéns pelo artigo, muito claro, útil e importante.
Postado em: 20/05/2009 às: 19:23 Por: Junior Ribeiro (neucir.junior@gmail.com)
Parabens!!

Matérias deste tipo são necessárias para um melhor desempenho e apresentação dos candidatos.

Abraços,

Junior Ribeiro
Postado em: 18/05/2009 às: 21:34 Por: Pedro Celestino de Oliveira Sobrinho (p.sobrinho@yahoo.com.br)
Trata-se de informações de extrema importância, quem teve oportunidade de ler o conteúdo vai enxergar os erros e assim obter melhores resultados.
Fabiana, Você está contribuindo para o crescimento e sucesso de muita gente.

Parabéns...
Postado em: 15/05/2009 às: 00:59 Por: Sueli (anfrea.sueli@gmail.com)
Que otimo este texto
Tambem temos em alguns curriculos
letras garrafais e coloridas em demasia
outra coisa , as pesoas procuram vagas e vao ate a consultoria mesmo apos ter ouvido os detalhes da mesma participa do processo e chegando no cliente da consultoria no caso
diz que nao se interessa pela vaga


meus parabens Fabiana
Postado em: 13/05/2009 às: 16:30 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Gente!

Fico feliz e gosto muito de receber comentários e principalmente, elogios!

Agradeço a todos pelo carinho.

Fabiana
Postado em: 13/05/2009 às: 01:05 Por: Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com)
Obrigada pelo carinho Claude!

Volte sempre com seus comentários.

Abraços
Fabiana
Postado em: 12/05/2009 às: 23:38 Por: Andrea (andreaammirati@terra.com.br)
Olá Fabiana,
Adorei o artigo ! Muito bom !
Postado em: 12/05/2009 às: 22:58 Por: Michelle Campos (michelle.adolpho@gmail.com)
Boa noite!

Adorei suas dicas! Entrarei aqui mais vezes para ficar informada!

Sugestão: acho interessante fazer um post sobre carta de apresentação. O que acha?

Abraços,

Michelle
Postado em: 12/05/2009 às: 18:51 Por: Cleuza (casanches@fazenda.sp.gov.br)
Fabiana

Quero parabenizá-la pelos seus artigos, que eu
leio sempre e agora por estas dicas sobre CV.,
que eu acho que vão ajudar muitas pessoas

Um abraço ,
Cleuza
Postado em: 12/05/2009 às: 18:22 Por: EDUARDO SAMBRA (EDUGEPARDO@GMAIL.COM)
FABIANA, PARABÉNS, EXCELENTE TRABALHO!
COMO VC ESCREVEU, DISCORDO APENAS EM NÃO MENCIONAR O ENDEREÇO COMPLETO, POIS A GENTE NUNCA SABE SE A EMPRESA QUE SOLICITA O CURRICULO É IDONEA OU REAL. DE RESTO, CONCORDO EM TUDO.
FELICIDADES!
Postado em: 12/05/2009 às: 16:54 Por: Claude mario (atendimento.arcadovelho@gmail.com)
Boa tarde a todos

Bem, nada mais a comentar, levarei este site direto para o RH da minha empresa.

Muito bom !

Arquivo
 
Clientesa.com.br - Blog
Copyright © 2017 - Grube Editorial - Todos os direitos reservados
Powered byCantini Tecnologia